Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Número de médicos no estado do RJ aumenta 22% em 13 anos

09/04/2024

A quantidade de médicos no estado do Rio de Janeiro aumentou 22%, considerando o período de 2011 até hoje, segundo dados da Demografia Médica. Com informações fornecidas pelo CREMERJ e pelos demais CRMs, o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou o estudo nacional nesta semana.

De acordo com o levantamento, o território fluminense contava com 57.175 médicos há 13 anos e, agora, conta com 69.745. O número atual resulta em uma proporção de aproximadamente 4,34 médicos por mil habitantes.

Em relação ao gênero, as mulheres são a maioria: 37.352 médicas e 32.393 médicos. Já a média de idade desses profissionais é de 50,28 anos, enquanto a média do tempo de formado chega a 25,01 anos. Na análise da distribuição pelos 92 municípios, verifica-se que 63% do total atua na capital, e 37% no interior.

Para o presidente do CREMERJ, Walter Palis, o número de médicos atuantes no Rio de Janeiro é suficiente para atender à demanda estadual. “A quantidade aumentou muito nos últimos anos. No entanto, são necessárias políticas públicas para melhorar tanto o acesso da população à saúde quanto as condições de trabalho para os profissionais. Hoje o que precisamos não é de mais médicos, mas sim de mais infraestrutura nas unidades de saúde e carreiras públicas capazes de atrair os profissionais para as localidades distantes dos grandes centros.  No meio de todo esse crescimento em números, o CREMERJ segue vigilante para impedir a abertura de novas escolas médicas sem critérios mínimos, a fim de manter a qualidade do ensino e garantir a segurança dos pacientes”, afirma Palis.

Confira os dados nacionais da Demografia Médica 2024

A Demografia Médica 2024 do CFM mostra que o Brasil tem hoje 575.930 médicos ativos. Desde o início da década de 1990, a quantidade de médicos no país mais que quadruplicou, passando de 131.278 para a atual, registrada em janeiro de 2024. Este crescimento representa um aumento absoluto de 444.652 médicos, ou seja, 339%, em termos percentuais.

Se comparados os dados de crescimento da população em geral (IBGE - 2023) e da população médica (CFM - 2024), é possível ver que o total de médicos aumentou oito vezes mais do que o da população brasileira durante esse período