Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CFM realiza fórum sobre carreira de estado

17/06/2010

O I Fórum sobre Carreira de Estado para Médicos, realizado no dia 08 de junho, na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), constituiu uma oportunidade para entidades médicas aprofundarem as discussões sobre os principais aspectos que permeiam a proposta de carreira de estado para a categoria. O tema se tornou uma bandeira prioritária para o CFM, a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Federação Nacional dos Médicos (FENAM).
Na abertura, o presidente do CFM, Roberto Luiz dAvila, ressaltou que o tema tornou-se prioritário nesta gestão (2009-2014), tendo sido destaque no I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2010, ocorrido dias 3, 4 e 5 de março, em Santa Catarina. Para ele, com a realização deste fórum, as discussões chegarão amadurecidas ao XII Encontro Nacional das Entidades, de 27 a 30 de julho, em Brasília. “Começamos efetivamente uma luta e esse fórum é uma prova de que queremos caminhar na direção correta”, disse.
As entidades médicas nacionais trabalham conjuntamente para que a medicina seja considerada atividade essencial ao Estado, como a advocacia, a diplomacia, a polícia, a fiscalização, a defensoria pública etc. O presidente Associação Médica Brasileira (AMB), José Luiz Gomes do Amaral, destacou a luta que deve ser travada pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 454/09, apresentada pelos deputados pelos deputados Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Eleuses Paiva (DEM-SP). “O caminho da carreira de Estado é um caminho que deve ser acompanhado por outros caminhos, mas é absolutamente necessário trilhá-lo”, defendeu.
A carreira de Estado para médicos é considerada fundamental para resolver a falta de assistência em regiões distantes. O presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Paulo Argollo, defendeu que esse tema é importante para os médicos e para a sociedade. “Temos uma crônica escassez de médicos nas regiões mais distantes e uma sobrecarga de médicos nos grandes centros. Isso que parece um problema gigantesco depende exclusivamente de vontade política para ser resolvido”, comentou.
O coordenador da Comissão Nacional Pró-SUS Remuneração e Mercado de Trabalho do Médico e 2º vice-presidente do CFM, Aloísio Tibiriçá, destacou que o XII Enem será um importante foro de debates sobre o movimento médico no qual serão delineadas as prioridades para a categoria. A proposta de carreira de Estado deverá ser destaque no encontro, que contará com a participação de mais de 400 delegados de todo o país.

Fonte: CFM