Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Faculdade de Valença terá vestibular em julho

17/06/2010


Com o melhor desempenho de todas as instituições reavaliadas, curso tem aprovação do MEC

A Faculdade de Medicina do Centro de Ensino Superior de Valença voltará a realizar processo seletivo para o ingresso de alunos a partir deste semestre. O vestibular está marcado para 18 de julho, com a disponibilidade de 60 vagas. A faculdade estava impedida, temporariamente, de admitir novos estudantes por determinação do Ministério da Educação (MEC), que julgou que a instituição não tinha condições de recebê-los.  Na época, outras faculdades também foram atingidas, e de todas, a de Valença foi a que apresentou o melhor desempenho na reavaliação, conforme os conselheiros do MEC.

“A garra e a dedicação de toda a comunidade acadêmica pela faculdade é nosso grande trunfo para avançarmos, ainda mais, na melhoria da qualidade de ensino, que é uma busca constante da gestão do Centro de Ensino Superior”, disse o diretor da Faculdade de Medicina de Valença (FMV), Fernando Aarestrup.

De acordo com ele, a avaliação do MEC foi correta e deve ser vista como um processo importante para fortalecer o ensino e as profissões. “Nós, médicos e educadores, devemos ter a consciência de que as críticas construtivas são necessárias. Uma análise externa séria e bem realizada pode se transformar em uma arma para o gestor educacional modificar a realidade da instituição à qual pertence. Embora o processo tenha sido doloroso, o resultado final foi satisfatório”, argumentou.

A intervenção do ministério gerou uma oportunidade para a reformulação do projeto pedagógico da instituição e da qualificação no quadro de professores. “Passar por esta situação foi difícil, mas também se traduziu em uma grande experiência profissional e hoje podemos afirmar que temos um curso totalmente renovado e aprovado pelo Ministério da Educação”, frisou o diretor.

Na reavaliação, a comissão do MEC pôde observar a implementação de várias medidas acadêmicas e administrativas que proporcionaram uma melhoria substancial na qualidade do curso. Entre elas estão: criação do grupo de disciplinas de atenção básica integrada; inserção precoce do graduando no Sistema Único de Saúde (SUS); atualização dos Laboratórios de Habilidades, de Comunicação e de Apoio; adequação do corpo docente (titulação-dedicação); implementação do colegiado do curso e do Núcleo Docente Estruturante (NDE); e aquisição de títulos e ampliação do acesso à biblioteca virtual. “Também fizemos investimentos na infra-estrutura do hospital-escola com a compra de equipamentos de alto custo, como os de patologia clínica, tomógrafo, ecocardiógrafo, entre outros”, salientou Aarestrup.


MENOR REDUÇÃO DE VAGAS
Diante das mudanças, de todos os cursos de Medicina avaliados, o de Valença foi o que teve a menor alteração quanto ao número de alunos ingressos. A partir de agora, as novas turmas terão 60 acadêmicos, ocorrendo uma redução de apenas 20 vagas, para adequar a capacidade instalada do Sistema de Saúde da cidade ao número de estudantes.

“Estamos comemorando essa vitória, que é uma conquista de toda a comunidade valenciana, gestores públicos, funcionários, alunos e professores da Fundação Dom André Arcoverde, em especial do seu presidente, o médico José Rogério Moura de Almeida Filho, que apoiou de modo incondicional as reformas na FMV, assim como os ex-alunos”, destacou Aarestrup. “Não posso deixar de agradecer, também, as diretorias do CREMERJ e da Associação Brasileira de Ensino Médico - regional Rio de Janeiro, que estiveram do nosso lado nesse processo”, completou.

Há 40 anos a Faculdade de Medicina de Valença contribui com o desenvolvimento sócio-econômico do sul-fluminense e inclusive com atendimento exclusivo para pacientes do SUS. O hospital-escola da FMV conta com 154 leitos, UTI, laboratório de patologia clínica e ambulatório de clínica médica que recebem boa parte da demanda de toda a região.  Ele é o único conveniado pelo SUS para o serviço de ginecologia e obstetrícia, o que significa que todos os partos feitos pela rede básica na cidade ocorrem na instituição. O Serviço de Exames realiza, também pelo SUS, exames complementares importantes, como ecocardiografia, tomografia e ultrassonografia. “Isso significa que, além de formarmos recursos humanos para a área médica, o Centro de Ensino Superior orgulha-se de seu papel social”, concluiu o diretor.
 

Vestibular da Faculdade de Medicina de Valença


Quando: 18 de julho
Vagas: 60
Inscrições: a partir de 24 de junho, pelo site www.faa.edu.br/medicina.php
Informações: (24) 2453-1888