Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Saúde suplementar é debatida pelo CREMERJ na FGV

08/12/2023

O presidente do CREMERJ, Walter Palis, participou nessa quinta-feira, 7 de dezembro, da mesa-redonda sobre os desafios da saúde suplementar. O evento, que aconteceu na Casa Rosa, na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Botafogo, na Zona Sul da capital, teve o objetivo de promover o debate sobre o tema, com ênfase no mapeamento de fraudes, no envelhecimento da população e no impacto da sustentabilidade financeira.

A discussão foi presidida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o magistrado Antonio Saldanha Palheiro, que é professor da FGV. Além de Walter Palis, participaram especialistas de diversos segmentos do setor, que comentaram suas perspectivas acerca do tema principal. Foram eles: o deputado federal Luiz Antonio de Souza Teixeira Júnior (Dr. Luizinho); o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) Elton Leme; o presidente da Mútua dos Magistrados do TJRJ, o desembargador Ricardo Couto; e o diretor-presidente da Fundação Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Arnaldo Hossepian Júnior.

Também integraram os debates a juíza Marcia Correia Hollanda; a diretora-executiva da FenaSaúde, Vera Valente; o diretor-adjunto de Gestão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Rafael Vinhas; o presidente da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), Renato Casarotti; e os pesquisadores da FGV Fernanda Bragança, Lívia Ferreira, Nathalia Vince, Thiago Serrano e Renata Braga – todos ligados ao Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV Conhecimento.

No encontro, Walter Palis mencionou a importância do assunto para a atualidade e destacou o trabalho da Comissão de Saúde Suplementar do Conselho. “É fundamental nos reunirmos para discutir este tema e parabenizo esta iniciativa. Temos uma Comissão de Saúde Suplementar, que é bastante atuante, principalmente no sentido de facilitar o diálogo entre os médicos e as operadoras. Atualmente, temos um cenário cada vez mais complexo no país e no nosso estado e precisamos avaliar e entender as possibilidades. Não podemos permitir que fraudes se multipliquem, além disso, vivemos a realidade do envelhecimento da nossa população, o que deve acontecer com qualidade, e, para isso, é preciso pensar em estratégias sustentáveis e factíveis. Colocamos o CREMERJ à disposição para auxiliar no que for necessário”, complementou o presidente da autarquia.