Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ entra com representação contra Geap

01/06/2010


O CREMERJ entrou, na tarde dessa sexta-feira, 28, com representação no Ministério Público do Trabalho (MPT) em face da Geap, que vem afirmando que recusará todas as guias em papel para a Troca de Informações sobre Saúde Suplementar (Tiss). A empresa argumenta que não aceitará essas faturas a partir de 1º de junho por estar sendo pressionada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para a implantação da Tiss eletrônica. Contudo, de acordo com a própria agência, não há movimento de ameaças da ANS a nenhuma operadora de plano de saúde.

“Conversamos com a ANS e obtivemos a informação de que ela não está pressionando os planos de saúde a adotar o processo digital. Logo, não vemos motivos para a Geap agir com tal intransigência”, argumentou a coordenadora da Comissão de Saúde Suplementar (Comssu) do CREMERJ, Márcia Rosa de Araujo. “A atitude da Geap é uma forma de privar os médicos do trabalho e os pacientes do atendimento. Isso é, no mínimo, um absurdo”, declarou a conselheira.

Márcia Rosa lembra que a atitude da operadora é um cerceamento ao trabalho dos médicos, que têm o direito garantido constitucionalmente. “Se agir como está planejando, a Geap estará privando os médicos de seu trabalho, e isso é inconstitucional”, frisou a conselheira.

Antes de ingressar com a representação no MPT, o Conselho já havia reforçado o pedido de intercessão da ANS: “O gerente-geral de Integração com o SUS da agência, Antonio Carlos Endrigo, nos disse que negociaria os prazos com a Geap”.

Independentemente das ações da ANS, o CREMERJ havia marcado uma reunião com os gestores da Geap nesta terça-feira, 1º de junho, que foi desmarcada sem qualquer justificativa pela operadora e remarcada para dia 8.