Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Médicos da OMS participam de congresso do CREMERJ

31/05/2010

O IX Congresso Médico dos Hospitais Públicos de Emergência do CREMERJ contou, pela primeira vez, com a participação de médicos estrangeiros: a americana Angela Lashoher e o inglês James Turner, representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A dupla, que participou do módulo “Atendimento inicial ao politraumatizado”, está no Brasil para implantar um projeto piloto chamado “Trauma Check List”, voltado para a “segurança do paciente”, um dos temas prioritários da OMS. Capaz de diminuir a mortalidade e a gravidade das sequelas causadas por um atendimento inicial falho, o “Trauma Check List” é um minucioso formulário com uma série de itens essenciais para o primeiro atendimento aos politraumatizados. Também participou da apresentação o médico Marcos Musafir Membro, que é representante da OMS para assuntos de trauma no Brasil e membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ.
“O objetivo deste projeto é criar recomendações a serem seguidas em todo o mundo e assim reduzir o número de mortes causadas por trauma, que hoje chega a 5,8 milhões por ano. Este iniciativa foi desenvolvida para que o paciente politraumatizado corra o mínimo de riscos possíveis ao ser atendido nas emergências dos hospitais e saia de lá curado, sem sequelas”, explicou Musafir.
Segundo James Turner, os países selecionados pela OMS para participar do projeto são: Brasil, Austrália, Camarões, Canadá, Colômbia, India, Ruanda, África do Sul, Tailândia, Estados Unidos e Vietnã. “O objetivo é recolher dados importantes antes e depois da implantação do trauma check list para fazer uma comparação correta. No Brasil, inicialmente, vamos trabalhar com grupos de médicos do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes e do Hospital Municipal Miguel Couto, que são centros de referência no atendimento a politraumatizados”, afirmou.