Outubro Rosa: campanha apoia a informação e conscientização
02/10/2023
Criada na década de 1990, a campanha Outubro Rosa é um dos maiores movimentos de conscientização do mundo, propondo-se a debater o câncer de mama. Os objetivos são: compartilhar informações sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento; e contribuir para a redução da mortalidade.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse é o tipo de tumor maligno mais incidente em mulheres de todas as regiões do Brasil. Para o ano de 2023, estima-se que ocorrerão mais de 73 mil novos casos da doença.
Essa neoplasia pode ser detectada em fases iniciais, aumentando, assim, as chances de tratamento e cura. É importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração suspeita nos seios e busquem sempre realizar o acompanhamento médico associado a exames prescritos pelo profissional, tais como a mamografia.
Os principais sinais e sintomas que devem ser observados são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; e alterações no mamilo ou saída espontânea de líquido do mesmo.
O CREMERJ apoia esse movimento mundial e incentiva a consulta regular com um médico especialista.