Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Violeta e Vermelho são as cores das campanhas de junho

06/06/2023

O mês de junho é marcado por duas campanhas vinculadas aos cuidados com a saúde. As cores utilizadas para impulsionar o debate são: violeta, para falar do ceratocone, e vermelho, para conscientizar a população sobre a importância de doar sangue.

Junho Violeta

A campanha consiste em chamar a atenção para os cuidados e prevenção do ceratocone, uma doença oftalmológica. Esta campanha foi criada pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), em junho de 2018, com o intuito de orientar a população sobre a doença, seus avanços no diagnóstico e a importância do acompanhamento e do tratamento.

A iniciativa visa conscientizar as pessoas a procurar ajuda de um médico oftalmologista para incentivar a realização do exame para investigação e acompanhar a evolução da doença, se no caso já a possuir. A campanha Junho Violeta também busca criar consciência para se evitar coçar os olhos frequentemente. Apesar de parecer um hábito simples, o mesmo pode levar à progressão acelerada da doença.

Junho Vermelho

Criada em junho de 2015 pelo Ministério da Saúde (MS), esta campanha tem como objetivo conscientizar a população acerca da importância da doação de sangue. O mês de junho foi escolhido por ser, recorrentemente, um período de baixo índice de doações.

Isso porque, com a chegada do inverno, muitas pessoas se tornam inaptas para doar devido à temporada de doenças respiratórias, além de coincidir com o período de férias escolares e, consequentemente, de viagens familiares.

Também neste mês, no dia 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para sensibilizar as pessoas e lembrá-las da importância desse gesto que salva vidas.