Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Em ofício à SMS de Niterói, CREMERJ pede providências

03/03/2023

A Comissão de Saúde Pública do CREMERJ enviou ofício, nesta quinta-feira, 2 de março, para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Niterói, expressando preocupação com a atual situação das unidades de saúde no município, além de pedir providências. Vários relatos mostram que o pagamento de salários de médicos servidores contratados por meio de RPA, referente ao mês de janeiro de 2023, teve desconto sem justificativa. Além disso, até o momento, não foi prestada informação sobre a previsão de regularização da situação.

Na última segunda-feira, 27 de fevereiro, os conselheiros Yuri Salles e Antônio Werneck, que integram a Comissão de Saúde Pública, reuniram-se, de forma on-line, com a secretária municipal de Saúde de Niterói, Anamaria Schneider, e dois representantes da Fundação Municipal de Saúde para falar sobre as unidades de saúde da cidade.

Na ocasião, Anamaria justificou que isso ocorreu devido a um problema orçamentário do mês e que foi pontual. Ela ainda garantiu que não haverá demissão de médicos nem redução ou atraso salarial para os profissionais. Contudo, o Conselho observa um risco de colapso do sistema de saúde da cidade, sobretudo dos serviços de urgência e emergência, em que este formato de vínculo empregatício (RPA) é a maioria entre os profissionais.

“Há um histórico em Niterói de atraso salarial dos médicos e dos demais profissionais de saúde, por isso estamos preocupados. As unidades de saúde estão superlotadas e há falta de profissionais para atender os pacientes. Se houver demissões, obviamente, o caso irá piorar. Atualmente, a situação já é bastante grave e precisa ser solucionada. Esse ofício é mais uma forma de chamar a atenção para o problema e vamos continuar acompanhando os desdobramentos. Não podemos deixar nossos colegas desamparados nem a população desassistida”, destacou o conselheiro Yuri Salles.