Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Câmara Técnica de Segurança do Paciente promove fórum

15/12/2022

O CREMERJ promoveu o IV Fórum da Câmara Técnica de Segurança do Paciente, na última quarta-feira, 30 de novembro, no auditório Júlio Sanderson, na sede do Conselho – situada na Zona Sul da Capital. O evento, que teve transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do CREMERJ, contou com a participação de diversos membros da Câmara Técnica (CT) de Segurança do Paciente, que ministraram palestras.

A abertura oficial foi conduzida pelo conselheiro responsável pela CT, Roberto Fiszman, que mencionou a importância do evento para os médicos. O fórum iniciou com a realização de uma homenagem ao médico Alfredo Guarischi, que foi um membro da CT bastante atuante e veio a falecer em março deste ano.

“Não existe uma reunião da câmara técnica que a gente não se lembre dos ensinamentos que ouvia do doutor Alfredo Guarischi e de sua contínua dedicação. Da forma que ele sempre encaminhou isso como algo essencial, entendendo que a segurança do paciente é uma questão social e ele foi o precursor disso”, destacou Fiszman.

Para a honraria, a coordenadora da CT, Letícia Janotti, entregou uma placa em reconhecimento à dedicação de Guarischi à medicina no estado do Rio de Janeiro. A coordenadora da CT, Letícia Janotti, foi quem fez a entrega da homenagem à esposa do médico, Simone Guarischi. Dando continuidade ao momento solene e abrindo a programação científica do fórum, o membro da CT Fernando Paragó ministrou a palestra “Nossa homenagem a Alfredo Guarischi: o médico e a cultura de segurança do ensino à rotina assistencial”.

Já o tema “O papel da Comissão de Revisão de Óbito na melhoria da qualidade do cuidado e segurança do paciente” foi apresentado por Leticia Janotti, que também é mestre em saúde pública da Fiocruz.

Em seguida, ocorreu uma mesa redonda, moderada pela médica Maria de Lourdes Oliveira, que está à frente da Coordenação de Segurança do Paciente e Gestão de Risco da Superintendência de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Ela falou sobre a implementação da Resolução CREMERJ nº 336/2022, que dispõe sobre o funcionamento da Comissão de Revisão de Óbitos e sua interface com o Núcleo de Segurança do Paciente na análise dos óbitos hospitalares, visando a promoção da qualidade da assistência prestada nas unidades de saúde do estado do Rio de Janeiro.

Encerrando o ciclo de apresentações, a diretora de Atenção à Saúde da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Penélope Saldanha Marinho, abordou o assunto “Desafios da implementação em uma maternidade”. Já a palestra “Experiência inicial da implementação em um hospital geral” foi ministrada por Augusto Cesar de Araújo Neno, especialista em cardiologia e membro do Comitê Estadual de Segurança do Paciente do Rio de Janeiro.

Médico Alfredo Guarischi é homenageado mais uma vez

O médico Alfredo Guarischi, que, durante o fórum, foi homenageado por sua dedicação como membro da Câmara Técnica de Segurança do Paciente, recebeu mais uma honraria entregue pelo CREMERJ em uma reunião fechada, que aconteceu em sua sede, na quarta-feira, 7 de dezembro. O encontro contou com a participação da sua filha, a médica Jéssica Guarischi, e dos conselheiros Benjamin Baptista, Luiz Zamagna, Margareth Portella e Roberto Fiszman.