Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Comissões de ética médica debatem sobre declaração de óbito

26/08/2022

A Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem) do CREMERJ realizou mais uma edição da reunião de trabalho com representantes de unidades de saúde de diversas partes do estado do Rio de Janeiro nessa quarta-feira, 24 de agosto. Participaram cerca de 70 médicos, tanto pela internet quanto de forma presencial na sede do Conselho, em Botafogo – Zona Sul da capital fluminense.

Na abertura do evento, o diretor Luiz Fernando Nunes, responsável pela Cocem, deu as boas-vindas aos participantes. Logo depois, foi dado início à programação, que contou com duas apresentações. Na primeira, o coordenador da Câmara Técnica (CT) de Medicina Legal e Perícias Médicas do CREMERJ, Luiz Carlos Leal Prestes Júnior, expôs as melhores práticas que o médico deve adotar ao preencher uma declaração de óbito. Na sequência, a segunda palestra ficou a cargo da coordenadora da Cocem, Beatriz Costa, que palestrou sobre as competências das comissões na apuração e os possíveis trâmites e conclusões de um processo ético profissional.

Antes de encerrar as atividades, os presentes puderam tirar dúvidas acerca dos temas debatidos no dia, e propuseram outros assuntos para as próximas reuniões. Após votação, definiu-se que em 28 de setembro a pauta será a respeito da segurança do paciente, com apresentação de casos concretos. Posteriormente, em 19 de outubro, o tópico a ser discutido será a publicidade médica e o uso de mídias sociais.

Para fechar, a conselheira Beatriz incentivou que os membros das comissões continuem compartilhando sugestões para fomentar os futuros debates. “Todos os assuntos que vocês queiram aprofundar mais podem ser indicados até 15 dias antes das nossas reuniões mensais de trabalho. O questionamento de um profissional pode ser o mesmo de outro que atue em unidade diferente. Assim, vamos construir uma discussão dinâmica em prol de uma medicina cada vez mais ética”, finalizou ela.