Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Julho Verde alerta sobre câncer de cabeça e pescoço

18/07/2022

Julho é o mês dedicado a intensificar as ações de conscientização a respeito da importância da detecção precoce do câncer de cabeça e pescoço, que pode alcançar até 90% de cura, se tratado logo no início. A cor escolhida para marcar o debate é o verde. Recentemente, a Lei nº 14.328, de 20 de abril de 2022, instituiu esse período como o mês nacional de combate à doença.

Os tumores malignos denominados como de cabeça e pescoço, na maioria das vezes, ocorrem nas seguintes partes do corpo: boca, orofaringe, laringe, nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita, pescoço, couro cabeludo, tireoide e pele do rosto. Os principais sintomas são o aparecimento de nódulo no pescoço, manchas brancas ou avermelhadas na boca, ferida que não cicatriza em duas semanas, dor de garganta que não melhora em 15 dias, dificuldade para engolir e alterações na voz ou rouquidão por mais de uma quinzena. Tais sinais também podem ser provocados por outras condições clínicas. Por isso, o mais indicado é consultar o médico.

Como medida de prevenção desse tipo de câncer, os especialistas indicam a manutenção de uma alimentação saudável, a prática de atividade física regular, uma adequada higiene bucal, o uso de protetor solar e o abandono do fumo e do consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Cuide-se!