Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ participa de seminário sobre doenças raras do RJ

03/06/2022

O CREMERJ participou do Seminário de Doenças Raras e Pessoas com Deficiência, promovido pela Coordenação de Atenção às Pessoas com Doenças Raras, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Rio de Janeiro. O evento ocorreu na última sexta-feira, 27 de maio, no Palácio Guanabara – sede estadual situada na Zona Sul da capital –, e reuniu especialistas para debater o tema.

O conselheiro do CREMERJ Antonio Abílio de Santa Rosa foi quem representou o Conselho. No encontro, ele fez uma apresentação sobre “A importância das políticas públicas para as doenças raras”.

“Este é um assunto de extrema importância que deve ser debatido e que precisa de ações práticas. É uma situação do nosso dia a dia, que tem a ver com acessibilidade e assistência ao paciente – ambas que devem acontecer de forma igualitária no nosso Estado, de maneira a favorecer a inclusão social das pessoas com deficiências. Lutar por uma sociedade inclusiva é a única forma de evoluirmos enquanto sociedade”, frisou Abílio, que também é responsável pelo Grupo de Trabalho (GT) sobre Doenças Raras do CREMERJ.

O evento também contou com a participação da coordenadora estadual de doenças raras, Eliane Jordão, que organizou o seminário, e a professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Edicléa Mascarenhas, que é membro do nosso GT sobre Doenças Raras do Conselho.

Antes do término do evento, o CREMERJ e outras entidades se comprometeram com a luta pela inclusão, ao assinarem uma carta de intenções.