Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Conselheiros e especialistas discutem medicina estética

02/06/2022

O CREMERJ promoveu nessa sexta-feira, 27, uma reunião para discutir a situação da medicina estética, que teve a participação de médicos que atuam nessa área. Foram debatidos casos reais de profissionais de saúde, não médicos, que realizaram procedimentos estéticos em pacientes, causando complicações e sequelas que, na maioria dos casos, precisaram ser reparadas por médicos.

O diretor do CREMERJ Yuri Salles foi quem conduziu a reunião, junto dos conselheiros Walter Palis, Benjamin Baptista e Joel Silveira Filho – que coordena a Comissão de Defesa das Prerrogativas do Médico (Codeprem) do Conselho. Segundo Salles, a entidade atua intensamente em defesa do ato médico, tendo firmado parcerias com o Ministério Público, a Delegacia do Consumidor do Rio de Janeiro e sociedades de especialidade, com o intuito de coibir essa prática.

“Atuamos pela qualidade da medicina no nosso estado e por um atendimento adequado para os pacientes. Por isso, ouvimos todos os relatos com muita preocupação e entendemos a angústia dos colegas, porque também são as nossas”, acrescentou Yuri Salles, que também mencionou o Portal da Defesa Médica, lançado pelo CREMERJ, que tem uma área específica para denúncias sobre situações de invasão do ato médico.

Devido à quantidade de casos relatados e ao amplo debate clínico e científico acerca do assunto, foi sugerida a criação de um grupo de trabalho do CREMERJ para discutir, especificamente, as complicações e a abordagem na área de estética, além de estabelecer notas técnicas, protocolos, orientações e recomendações para os colegas que atuam nessa área.

Participaram da reunião a médica Marcia Ramos e Silva, que é membro da Câmara Técnica de Dermatologia do CREMERJ e chefe do serviço de Dermatologia da UFRJ; a dermatologista Gabriela Helena Munhoz da Fontoura; a médica radiologista Fernanda Cavalieri (especializada em diagnóstico por imagem); a dermatologista Maria Fernanda Coutinho Tembra, que atua em São Paulo; e o advogado Willian Loose, que tem atuação na área de defesa do ato médico.