Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ e Soperj promovem curso de educação médica continuada

01/06/2022

O CREMERJ, em parceria com a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), realizou o 21º Curso de Educação Médica Continuada em Pediatria nesse sábado, 28 de maio. O evento, que aconteceu na modalidade de webinar (seminário on-line), teve dois grandes temas: o autismo em crianças e a ventilação em bebês prematuros.

Participaram da abertura do evento a segunda vice-presidente do Conselho, Célia Regina da Silva, o vice-presidente da Soperj, Abelardo Bastos, e a coordenadora do curso, Mariana Aires. Na ocasião, Célia agradeceu pela parceria com a sociedade médica. “Esse curso é de fundamental importância para atualizarmos assuntos inerentes à pediatria que estão sempre em evolução. Acompanhar as mudanças e os novos cenários é uma forma de proteger o paciente e evitar a ocorrência de processos éticos gerados por desconhecimento de novas técnicas”, disse a diretora.

A primeira palestra foi ministrada pelo pediatra Giuseppe Pastura, que falou sobre os desafios de diagnosticar o autismo em meninas e sobre a necessária atenção. “Elas têm uma maior percepção de que precisam ter uma interação social melhor, diferentemente dos meninos, e tendem a mascarar os comportamentos, o que se torna exaustivo. Assim, elas acabam sendo percebidas apenas como tímidas e não como meninas que tem uma dificuldade real de interação”, alertou o médico.

Já a segunda aula foi ministrada pelo neonatologista Victor Chuva, que discorreu sobre as vantagens do uso do Bubble CPAP (estratégia de ventilação não invasiva para bebês). “Sempre que possível, o médico deve priorizar a tentativa pela manutenção do recém-nascido ou lactente com a ventilação menos invasiva possível. Nesse sentido, o CPAP é um recurso disponível e eficaz até mesmo em muitos casos de prematuros”, enfatizou o especialista.

Após as apresentações, foi realizado um colóquio. Na oportunidade, os palestrantes responderam perguntas dos participantes acerca dos estudos expostos.