Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Bebês nascidos em maternidade municipal já saem com RG e CPF

13/04/2022

O Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda, localizado no Centro do Rio, apresentou uma novidade no início deste mês. Os bebês nascidos na unidade já deixam o espaço, com certidão de nascimento, RG e CPF. Esta é a primeira maternidade da rede municipal de Saúde do Rio de Janeiro a implementar a iniciativa, que é feita em conjunto com o Detran-RJ, e tem o objetivo de garantir cidadania aos recém-nascidos do hospital, além de diminuir a burocracia na retirada de documentos essenciais.

O posto do Detran na unidade foi inaugurado na última segunda-feira, 4, pelo diretor de Identificação Civil do órgão, Pedro Thompson, e pela subsecretária de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência (Subhue) do município, Teresa Navarro. O serviço atenderá aos pais dos recém-nascidos para emitir os documentos das crianças. As mães que não tiverem certidão de nascimento ou carteira de identidade também serão atendidas gratuitamente pelo programa.

Para a diretora da maternidade, Ana Murai, a iniciativa também é um tipo de humanização no atendimento. "A identificação faz parte do direito à cidadania, que deve começar no nascimento", disse ela durante a inauguração do serviço, ocorrida na última segunda-feira, 4.

Já a segunda vice-presidente do CREMERJ, Célia Regina da Silva, expressou alegria com a novidade. “É muito importante ter maternidades com este tipo de serviço na nossa capital e esperamos que outras unidades também sejam contempladas com essa iniciativa. É um facilitador para as famílias, traz mais segurança para as nossas crianças e tudo isso é assistência”, afirmou a conselheira, que é membro da Câmara Técnica de Ginecologia e Obstetrícia da autarquia federal.