Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Cirurgia robótica é tema de reunião entre SBU e CREMERJ

07/04/2022

O presidente do CREMERJ, Clovis Munhoz, e os diretores Luiz Fernando Nunes e Luiz Zamagna reuniram-se com os presidentes da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Alfredo Felix Canalini, e da SBU Seccional Rio de Janeiro, Lessandro Curcio, na quinta-feira, dia 31 de março. Durante o encontro, realizado na sede do Conselho, na capital fluminense, o principal ponto de debate foi a certificação em cirurgia robótica.

Na reunião, os representantes das sociedades expuseram que a SBU conquistou a prerrogativa de certificar urologistas nessa área e credenciar os centros de treinamento. Desde então, a instituição vem trabalhando para dar os próximos passos para viabilizar a certificação dos médicos.

O presidente do Conselho manifestou apoio à iniciativa e destacou que a cirurgia robótica é um grande avanço da medicina. “O CREMERJ está atento a tais inovações e trabalha em parceria com as sociedades para assegurar a formação adequada dos profissionais, a segurança dos pacientes e o perfeito desempenho ético e moral do ato médico”, disse Clovis.

CFM regulamenta cirurgia robótica no Brasil

Recentemente, em 23 de março de 2022, o Conselho Federal de Medicina publicou a Resolução CFM nº 2.311/2022, a qual regulamenta a cirurgia robótica no Brasil. No texto, entre outras previsões, é previsto que a cirurgia robótica só poderá ser realizada por médico que, obrigatoriamente, seja portador de Registro de Qualificação de Especialista (RQE) no Conselho Regional de Medicina, na área cirúrgica relacionada ao procedimento. Além disso, é estabelecido que esses cirurgiões possuam treinamento em cirurgia robótica, durante a residência médica, ou capacitação específica para a realização desse tipo de cirurgia.

O CFM não restringiu quem poderá capacitar os profissionais, mas estabeleceu os critérios que deverão ser obedecidos. A capacitação pode ser feita, por exemplo, nas residências médicas, pelas sociedades de especialidade, por hospitais ou por um cirurgião instrutor.

Para ler a íntegra da resolução, clique aqui.