Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CRM participa da solenidade de posse da nova diretoria do CFM

05/04/2022

Conselheiros do CREMERJ, além de autoridades e dirigentes de entidades médicas nacionais e internacionais, marcaram presença na solenidade de posse da nova diretoria do Conselho Federal de Medicina (CFM), nessa sexta-feira, 1º de abril, em Brasília. O evento reuniu mais de 400 participantes na sede da Associação Médica de Brasília (AMBr) e foi acompanhado por quase 1.500 internautas por meio do perfil da autarquia no YouTube.

O novo grupo diretor ficará à frente da entidade até 30 de setembro de 2024. O presidente empossado, José Hiran Gallo, agradeceu aos que fizeram parte de sua trajetória e enfatizou a necessidade de união para enfrentar os desafios impostos à medicina brasileira.

“Neste dia festivo, não tenho dúvidas de que todos os conselheiros do CFM, independentemente de cargos e funções, reafirmam publicamente seus compromissos com a medicina, a saúde e a população. Temos a convicção que nos próximos 30 meses os valores e princípios que norteiam nossa profissão serão honrados pelo nosso Plenário”, disse ele após receber o cargo de seu antecessor, o conselheiro Mauro Ribeiro, que agradeceu a oportunidade em presidir a entidade e lembrou os principais desafios enfrentados na sua gestão, como a pandemia.

José Hiran Gallo também destacou que o novo grupo se dedicará com “empenho na luta pela qualificação da assistência na saúde e pela busca na ciência sobre as melhores evidências para a prática médica, além de atuar com responsabilidade para defender e cuidar dos interesses da sociedade e da classe, bem como pela ética, a fim de manter o CFM independente, autônomo, isento e idôneo”.

O presidente do CREMERJ, Clovis Munhoz, parabenizou à nova diretoria pela posse. “Sabemos dos desafios que temos em prol da medicina e desejamos êxito ao presidente Hiran e a todos os seus diretores. Estamos à disposição para atuar com unidade em defesa da ética médica, da valorização profissional e por uma saúde com mais qualidade para a nossa população”, declarou.

Entre as autoridades presentes, estiveram: o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; o senador Marcos Rogério; o coordenador do Programa Doutoral em Bioética da Faculdade portuguesa, o professor catedrático Rui Nunes; o diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rabello Filho; o presidente da Frente Parlamentar da Medicina (FPMed), deputado federal Hiran Gonçalves; a deputada federal Mariana Carvalho; o presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Gutemberg Fialho; o presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Tadeu Calheiros; além de conselheiros do CREMERJ, demais representantes de entidades médicas e parlamentares.

De forma on-line, prestigiaram a sessão solene o bastonário da Ordem dos Médicos de Portugal, Miguel Guimarães; o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Altamiro Costa Pereira; o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), César Fernandes; e demais representantes de entidades e sociedades médicas.

Na nova diretoria do CFM, tomaram posse: José Hiran da Silva Gallo (presidente), Jeancarlo Fernandes Cavalcante (1º vice-presidente), Rosylane Nascimento das Mercês Rocha (2ª vice-presidente), Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti (3º vice-presidente), Dilza Teresinha Ambrós Ribeiro (secretária-geral), Hideraldo Luis Souza Cabeça (1º secretário), Helena Maria Carneiro Leão (2ª secretária), Mauro Luiz de Britto Ribeiro (tesoureiro), Carlos Magno Pretti Dalapicola (2º tesoureiro), José Albertino Souza (corregedor) e Alexandre de Menezes Rodrigues (vice-corregedor).