Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Dia da Mulher: médicas são homenageadas pelo CREMERJ

11/03/2022

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o CREMERJ promoveu uma solenidade especial nessa quarta-feira, 9, no auditório Centro Empresarial Rio, em Botafogo – na Zona Sul do Rio de Janeiro –, em homenagem a todas as mulheres. Para as celebrações, cinco médicas foram homenageadas por suas contribuições com a medicina no estado do Rio de Janeiro. Após a execução do Hino Nacional, o evento, que teve transmissão ao vivo pelo YouTube do CREMERJ, foi oficialmente aberto pelo presidente do Conselho, Clovis Munhoz. A cerimônia reuniu autoridades e valorizou a pluralidade feminina, enaltecendo sua garra e atuação.

“É uma honra abrir esta solenidade. É sempre bom lembrar a importância da mulher por seu empoderamento, postura, conquistas e atitudes em prol do grande desenvolvimento da sociedade brasileira. Parabéns em especial às medicas, já que somos o Conselho de Medicina, mas também a todas as mulheres do nosso país, porque este é o motivo de nossas congratulações”, disse Munhoz.

Na sequência, a segunda vice-presidente do CREMERJ, Célia Regina da Silva, idealizadora do evento, destacou a presença cada vez mais ativa das mulheres na medicina. Uma das provas apontadas por ela é que a maioria dos profissionais ativos no Conselho é composta por médicas: do total de 65.379, 33.660 – ou 51,48% – são do sexo feminino.

“Este evento é para homenagear todas as mulheres, enfatizando sua pluralidade. Destacamos as médicas e, por isso, cinco delas foram escolhidas para representar todas as nossas colegas. Elas foram selecionadas por seu desempenho, tenacidade e dedicação à medicina, além de conhecimento intenso dentro de suas devidas áreas. Parabenizamos também todas as nossas conselheiras que são muito atuantes e dedicadas. A ética, o compromisso e o companheirismo entre nós são fundamentais e o Juramento de Hipocrates nos norteia em nossa profissão”, complementou Célia Regina.

Também compuseram a mesa os assessores especiais da presidência do CREMERJ Sylvio Provenzano e Walter Palis; o diretor do Conselho Benjamin Baptista de Almeida, que preside a Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj); o presidente da Academia de Medicina do Rio de Janeiro (AMRJ), Euderson K. Coutinho; e o diretor do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (do SAPS/MS), Antônio Rodrigues Braga Neto, que representou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara (que também é conselheiro do CREMERJ e do CFM). Todos desejaram suas felicitações às mulheres brasileiras, especialmente às médicas.

Na ocasião, o professor Antônio Braga Neto apresentou a palestra “Mulheres na medicina: desafios e perspectivas”, destacando a influência feminina na história da medicina.

Em seguida, foram realizadas as homenagens às médicas Denise Leite Maia Monteiro – professora titular da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj e presidente da Comissão de Ginecologia Infantojuvenil da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro –; Elazir de Barros Fontoura – médica veterana com atuação nos hospitais Raphael de Paula Souza e Cardoso Fontes –; Kátia Telles Nogueira – professora na Uerj e na Estácio e que presidiu no triênio 2019-2021 a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj) –; Zelina Maria da Rocha Caldeira – presidente da Associação Médica Fluminense; e Roberta Carvalho de Jesus – médica intensivista no Hospital da Posse, que atuou diretamente no atendimento da Covid-19 e se contaminou gravemente em abril de 2020, vencendo a doença. Em seus discursos, todas expressaram a sua gratidão e estenderam as honrarias a todas as mulheres do país.

A gerente geral do CREMERJ, Ana Marta da Silva, também foi homenageada representando todas as colaboradoras da entidade.

A cerimônia contou com a presença dos conselheiros Ana Cristina Russo, Beatriz Costa, Margareth Portella, Guilherme Nadais, Luiz Fernando Nunes, Joel Silveira Filho, Ronaldo Vinagre, Antonio Werneck, Carlos Romualdo Gama, Fernando Jorge dos Santos Barros, Guilherme Toledo, José Ramon Blanco e Roberto Meirelles, além do procurador-chefe do CREMERJ, Lucas Laupman.

Ainda estiveram presentes representantes de várias entidades médicas: Adilson Camargo, presidente da Associação Médica Física e Reabilitação do Rio de Janeiro; Almar Assunção Bastos, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro; Claudio Hoineff, presidente da Soperj; Claudia Amaral, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia do Rio de Janeiro (Asbai-RJ); Luiz Carlos Leal Prestes, presidente da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas; Rafael Henrique Szymanski, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Rio de Janeiro; Rômulo Teixeira, presidente da Sociedade Médica da Ilha do Governador; Silvio Silva Fernandes, vice-presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro (Sgorj); Roberto Antunes, 2º secretário da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida; Nadja de Sousa Ferreira, diretora técnico-científica da Associação Brasileira de Medicina do Trabalho; Ana Rosa Castellões Santos, secretária geral da Soperj; Celise Regina Meneses, membro do departamento de adolescência da Soperj; Maria Inês Ferreira, da Asbai-RJ; Alexandre Trajano, professor titular de obstetrícia da Uerj; e Ana Tereza Miranda Soares, professora associada da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj.

Também compareceram ao evento Alberto Alves Borges, coordenador da Câmara Técnica de Ginecologia e Obstetrícia do CREMERJ; Melania Sidorak, coordenadora da Câmara Técnica de Acupuntura do Conselho; e Isabella Ballalai, coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Vacinas e Imunizações do CREMERJ.

A solenidade está disponível no canal do YouTube do Conselho. Para assistir na íntegra, clique aqui