Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ lança Cartilha de Verão com dicas de saúde

25/01/2022

Por conta dos dias de calor mais intenso, o CREMERJ lançou, nesta terça-feira, 25, em formato on-line, a Cartilha de Verão com dicas para a população aproveitar este período com segurança, sem descuidar da saúde. O material, assinado pela Comissão de Saúde Pública e pela Câmara Técnica de Clínica Médica do Conselho, é ilustrado e traz orientações sobre cuidados para evitar doenças mais comuns nesta estação do ano, como insolação, intoxicação alimentar, reações alérgicas, conjuntivite e otite.

A cartilha também alerta para o combate contra o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e zika. Além disso, o documento frisa a importância dos cuidados contra a gripe, que, apesar de incomum no verão, tem acometido muitas pessoas, devido à fácil transmissibilidade.

Outro tópico da cartilha é a luta contra a Covid-19. Nela, é relatada a necessidade da intensificação dos cuidados não farmacológicos, como higienizar adequadamente as mãos, usar máscaras e evitar aglomerações, além de estar com seu esquema vacinal em dia. O documento lembra ainda a vacinação das crianças de 5 a 11 anos contra o novo coronavírus, que já foi iniciada no estado do Rio de Janeiro.

“São dicas simples que podem ser facilmente praticadas pelas pessoas no dia a dia. O verão lembra férias, dias leves, mas não podemos descuidar da saúde. E ainda temos o agravante de estar durante uma pandemia, o que deve redobrar toda a atenção. Além disso, é sempre importante destacar que, em caso de qualquer sintoma, procure um médico para ter o diagnóstico e o tratamento adequado”, explica o presidente do CREMERJ, Walter Palis.

Clique aqui e acesse a cartilha na íntegra!