Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Ministério da Saúde e Saps lançam programa Cuida Mais Brasil

17/01/2022

O Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) iniciaram, no dia 6 de janeiro, o Cuida Mais Brasil – projeto que visa sanar as deficiências no atendimento materno-infantil nas unidades básicas de saúde. O novo programa amplia o número de médicos pediatras em aproximadamente 40% e ginecologistas e obstetras em 30% dentro das equipes de Saúde da Família. Para esse reforço, o plano do governo federal é repassar R$ 194 milhões no primeiro ano.

Como um dos realizadores do Cuida Mais Brasil, o secretário nacional de Atenção Primária do MS e conselheiro do CREMERJ, Raphael Câmara, acredita que o aumento desses profissionais irá permitir que a atenção primária ofereça uma assistência mais resolutiva, sem necessidade de encaminhar a hospitais e UPAs.

“Meu esforço diário é melhorar a qualidade clínica da Atenção Primária à Saúde (APS). O programa foi pensado seguindo essa premissa, os novos especialistas vão apoiar e complementar as equipes que já atuam na APS, trazendo mais resolubilidade na condução de condições crônicas, ciclos de vida e condições epidemiológicas prioritárias para o SUS. Como ginecologista e obstetra sei a importância do cuidado com mães e crianças para garantir um futuro digno para as famílias”, explicou Câmara.