Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

ANM promove evento científico sobre transplante de órgãos

22/09/2021

Em razão da campanha Setembro Verde, a Academia Nacional de Medicina (ANM) realizou um simpósio sobre captação e transplante de órgãos, em parceria com o CREMERJ, nessa terça-feira, 21. A sequência de palestras foi aberta pelos presidentes das duas instituições Rubens Belfort Jr. e Walter Palis, respectivamente.

O evento, de âmbito nacional, mostrou o atual cenário dos transplantes no Rio de Janeiro e no Brasil. Os palestrantes apresentaram temas como desafios e perspectivas no Sistema Nacional de Transplantes, ações estratégicas do Programa Estadual de Transplantes na captação multiorgânica, panorama mundial do transplante de córnea, novidades no mundo sobre transplante de rim, atualizações sobre transplante cardíaco, indicações de oxigenação por membrana extra corpórea e transplante pulmonar com base nos resultados da pandemia da Covid-19. Ainda falaram sobre transplante pulmonar com doadores vivos e a trajetória do maior centro de transplantes dos Estados Unidos e o que se deve aprender com ele.

“Abordar o tema é muito importante, já que houve uma queda significativa em função da pandemia da Covid-19. Há expectativas de aumentar os números de transplantes, mas é necessário que as autoridades de saúde realizem campanhas”, declarou Walter Palis.

Na ocasião, também foi exaltada a iniciativa do CREMERJ pela realização da campanha de reforço contra Covid-19, que foi iniciada nessa segunda-feira, 20, e está aplicando a terceira dose da vacina em médicos acima de 80 anos. Palis ainda reiterou que o Conselho está pleiteando o reforço da vacina para os médicos de todas as idades.

Estavam presentes os coordenadores do evento José Camargo e Rossano Fiorelli, o organizador do seminário Joaquim Ribeiro, a coordenadora do Sistema Nacional de Transplantes, Arlene Badoch; o coordenador do Programa Estadual de Transplantes do Rio de Janeiro, Alexandre Cauduro; o médico do Hospital de Olhos de São Gonçalo Francisco Bandeira; o professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, membro do Grupo de Trabalho sobre Transplante de Órgãos e Tecidos do CREMERJ e também organizador simpósio, Ricardo Ribas; o médico do Instituto Nacional de Cardiologia Alexandre Siciliano; o professor da Universidade da Flórida Tiago Machuca; o diretor do Instituto de Transplantes de Miami, Rodrigo Vianna; e o membro da ANM José Suassuna.