Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Medicina do Sono é tema de fórum no CREMERJ

20/09/2021

A medicina do sono foi tema do fórum promovido pela da Câmara Técnica (CT) de Otorrinolaringologia do CREMERJ, nesse sábado, 18. O evento científico foi ministrado pelo conselheiro e coordenador da CT, Hélio Abreu, e contou com a participação de muitos especialistas e extensa programação sobre o assunto.  

Na ocasião, foram apresentados aspectos como a criação da medicina do sono, a sua evolução na otorrinolaringologia, o diagnóstico diferencial da insônia na infância, a síndrome metabólica, o tratamento da apneia do sono na visão do otorrinolaringologista, rinite alérgica e seus impactos, o sono nos transtornos mentais, aspectos interessantes às outras especialidades, o sono no climatério, a correlação entre sono, alimentação e obesidade dentre outros.

A organização ainda propôs a discussão sobre os melhores tipos de aparelhos pressóricos (CPAP), polissonografia, suplementação de oxigênio, além das apresentações de casos clínicos.

Para compor o grupo de palestrantes, estavam presentes os conselheiros do CREMERJ Sylvio Provenzano, Célia Regina da Silva, e a diretora Beatriz Costa.

Também participaram a presidente da Sociedade de Otorrinolaringologia do Estado do Rio de Janeiro, Paula Moreno; o presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, Eduardo Baptistella; o coordenador da Comissão de Medicina do Sono da Associação Médica Brasileira (AMB), Edilson Zancanella; o diretor do Núcleo de Otorrinolaringologia e Medicina do Sono de São Paulo, José Antônio Pinto; a neuropediatra e membro do comitê de neuropediatria da Sociedade de Pediatria do Estado Rio de Janeiro, Luciane Baratelli; a pneumologista Anamélia Faria; a especialista em medicina do sono pela AMB Fernanda Chibante; o coordenador do Serviço de Broncoscopia do Hospital Federal dos Servidores do Estado; Fernando Pacheco; o pneumologista Gunther Kissman; o professor de nutrologia da Faculdade de Ciências da Saúde IPEMED, José Alexandre Portinho; a otorrinolaringologista do ambulatório de ronco e apneia do Hospital Federal da Lagoa Luciane Mello; o coordenador da CT de Alergia e Pneumologia do CREMERJ; Evandro Prado; o professor titular de psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro Antônio Nardi; e a neurologista Débora Szklarz.