Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ promove 3º Fórum de Segurança do Paciente

16/09/2021

O 3º Fórum da Câmara Técnica (CT) de Segurança do Paciente, que aconteceu nesse sábado, 11, trouxe como tema central “Gestão Participativa e Segurança do Paciente”. O evento aconteceu de forma remota e contou com a participação de especialistas no assunto.

No dia, os participantes puderam entender melhor sobre o engajamento do médico na segurança do paciente, envolvendo os profissionais de forma emocional e intelectual, fazendo com que eles assumam o propósito da profissão dentro das instituições, compartilhando metas, atitudes e condutas nas quais eles reflitam sobre a melhora dos cuidados e da assistência aos pacientes.

Outro ponto levantado foi a adesão às boas práticas de segurança do paciente, que mostrou suas definições, que costumam variar, os diversos tipos de abordagens nos cuidados, desde estruturas físicas e ferramentas de avaliação à mudanças no estado de saúde dos indivíduos. Além da importância das instituições terem a cultura de segurança como prioridade, promovendo o aprendizado, buscando por correções e soluções dos processos.

“Este fórum é resultado das nossas reuniões na CT de segurança do paciente. Nosso objetivo é mostrar aos médicos as capacidades necessárias para ter o melhor desempenho do sistema”, disse o responsável pela CT de Segurança do Paciente do CREMERJ, Roberto Fiszman.

“Este evento foca no treinamento de colegas, tornando o tema mais agradável e integrativo para àqueles que estão exercendo a medicina que a gente almeja”, declarou o presidente do CREMERJ, Walter Palis.

Também estiveram presentes a coordenadora da CT de Segurança do Paciente, Letícia Janotti, a conselheira e membro da CT Margareth Portella, a diretora médica do Instituto Nacional de Cardiologia, Aurora Issa, e o diretor da Casa de Saúde São José, Augusto Cesar Neno.