Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

STJ e CFM negam título de medicina estética

19/02/2010

Em acórdão publicado no dia 10 de fevereiro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reforçou a legitimidade do Conselho Federal de Medicina (CFM) como órgão responsável por definir e reconhecer as áreas de especialização médica. O STJ negou a ação movida por um médico do Espírito Santo, que pretendia obter título de especialista em medicina estética, após ter concluído um curso de pós-graduação, lato sensu, nesta área. O médico moveu a ação judicial ao ter o reconhecimento do título negado pelo presidente da Comissão de Títulos de Especialista e pelo Presidente do CRM-ES.
A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu que não compete ao Judiciário obrigar o CFM a reconhecer um título de especialista – o que entraria em desacordo com os atos normativos que regem e fiscalizam os profissionais de medicina. O curso de pós-graduação em medicina estética - mesmo que reconhecido pelo MEC (Lei n. 3.268/1957, art. 2º) - não é considerado ainda especialidade médica (Res. n. 1.666/2003 e Res. n. 1.634/2002 do CFM).
O acórdão afirma ainda que “a simples existência de um curso de pós-graduação, ainda que reconhecido pelo MEC, não é capaz de qualificar-se, no universo científico, como nova especialidade médica.”


Clique aqui para visualizar o acórdão na íntegra.