Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ debate situação das maternidades com SMS RJ

31/08/2021

A Comissão de Saúde Pública do CREMERJ promoveu, nessa segunda-feira, 30, uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS RJ) para debater a situação das maternidades da capital.

O presidente do Conselho, Walter Palis, abriu o encontro explicando que demandas de médicos têm chegado à entidade, principalmente quanto ao déficit do número de obstetras e neonatologistas nas maternidades, o que vem impactando na qualidade da assistência.

A conselheira Margareth Portella, que coordena a comissão, relatou que a falta de profissionais foi constatada em vistorias feitas pelo Departamento de Fiscalização do CREMERJ, além de denúncias por parte dos colegas. Ela ainda ressaltou que a situação da maternidade do Hospital Municipal Miguel Couto estava entre as mais complicadas.

“É fundamental ter médicos para executar o trabalho de forma ética e para isso ele precisa ter condições para fazê-lo. Para nós, o mais importante é que nem a paciente nem o médico corra riscos. E sabemos que a falta de condições para atuar aumenta as chances de uma falha”, disse Margareth.

A superintendente de maternidades da SMS RJ, Carla Brasil, informou que está prevista a contratação de obstetras e neonatologistas para a maternidade do Miguel Couto. Disse reconhecer que a situação de assistência materno-infantil vem sofrendo com a perda de profissionais e que estão sendo tomadas providências neste sentido.

A Comissão de Saúde Pública solicitou oficialmente ao departamento de recursos humanos da SMS RJ, que foi representado por Fátima Soares, uma lista relatando o quadro atual e o planejado de obstetras, neonatologistas, pediatras e anestesistas nas 11 maternidades do Rio de Janeiro. O objetivo é entender a situação de cada unidade.

O encontro, que foi híbrido, contou com a participação do diretor da maternidade Miguel Couto, Paulo Castro Aguiar; dos conselheiros do CREMERJ Roberto Fiszman, Antonio Werneck, André Costa, Ana Russo, Yuri Salles e Luiz Zamagna; e do procurador-chefe do Conselho, Lucas Laupman.