Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Mais de 100 pessoas participam de doação de sangue no CREMERJ

02/07/2021

Mais de 100 pessoas, entre médicos, estudantes de medicina e cidadãos, compareceram, nessa quinta-feira, 1º, à sede do CREMERJ, para participar da campanha de doação de sangue, promovida pelo Conselho. A ação, em parceria com o Hemorio, coletou 87 bolsas de sangue, que darão reforço aos estoques do Rio de Janeiro. O estado vem sofrendo uma baixa nas doações, principalmente em razão da Covid-19.

Em média, para uma situação regular, o Hemorio necessita dispor, diariamente, de pelo menos 300 bolsas de sangue. No entanto, este número tem ficado abaixo do esperado, em torno de 250. O responsável pela coleta externa no CREMERJ, o clínico-geral Vicente Jannuzi, que atua no instituto há 42 anos, explicou a importância da parceria.

“Houve uma queda bastante significativa com a pandemia. Podemos dizer que é uma situação crítica. Tivemos um aumento de demanda e uma diminuição dos estoques, porque, com o isolamento social, muitas pessoas deixaram de doar. A coleta externa se tornou uma estratégia importante e o resultado que tivemos com esta ação, promovida pelo Conselho, foi bastante positiva”, frisou.

Os médicos que participaram também aprovaram a iniciativa. A infectologista Renata Beranger incentivou as pessoas a doarem: “Vim participar desta ação tão bonita que o CREMERJ realiza em conjunto com o Hemorio, que é a doação de sangue. Mais do que nunca, por causa da pandemia, a gente precisa que todo mundo doe. Uma bolsa de sangue pode ajudar até quatro pessoas”.

A geriatra Emylucy Martins destacou que o medo com a pandemia não pode ser um impeditivo para a doação de sangue. “Participar de campanhas deste tipo é um ato de amor ao próximo. Têm pessoas com medo de aglomerações e evitam sair de casa, mas não parem de doar sangue”, alertou.

Já a médica Mariângela Luna falou sobre a importância da campanha: “Estou hoje no CREMERJ doando sangue. Uma ação muito simples que pode ajudar muita gente. Para mim, é uma honra participar”.

O presidente da Associação dos Estudantes de Medicina do Rio de Janeiro (Aemed-RJ), Miguel Pereira, e os diretores Pedro Rio e Amanda Kiss também compareceram à ação. “Foram respeitados o distanciamento social e o uso de máscaras. Precisamos ter esses cuidados, mas não podemos deixar de doar. A demanda por sangue não parou. Foi muito importante participar”, afirmou.

A ação, que aconteceu das 10h às 15h no auditório Júlio Sanderson, por meio de agendamento on-line para evitar aglomerações, foi aberta pelo diretor do CREMERJ Luiz Zamagna. “Estamos muito satisfeitos em poder abrir nossa sede para uma iniciativa tão significativa, em especial neste momento delicado que o nosso estado enfrenta, com a pandemia”, salientou.

A adesão de médicos, estudantes de medicina e cidadãos à campanha foi um ponto abordado pelo presidente do CREMERJ, Walter Palis. “Queremos abrir novamente a nossa sede para este tipo de evento. Contamos com a presença de mais de 100 pessoas. Ficamos felizes com este resultado. Nosso objetivo era contribuir com o Hemorio nesta missão tão importante que vai além da solidariedade, ajuda a salvar vidas, e podemos dizer que conseguimos. É o tipo de parceria que não pode parar”, adiantou.