Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Lactantes são incluídas no plano de vacinação contra Covid-19

25/06/2021

O CREMERJ vê com satisfação a inclusão das lactantes no plano de vacinação contra a Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro. Mães que amamentam bebês de até 12 meses começarão a ser imunizadas na próxima segunda-feira, 28, mediante a indicação do pediatra da criança. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 25, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com base em critérios técnico-científicos das autoridades sanitárias. As lactantes que forem imunizadas contra o novo coronavírus não devem interromper em nenhum momento o aleitamento materno.

O CREMERJ foi uma das primeiras entidades a defender a vacinação de todas as grávidas e puérperas no estado do Rio de Janeiro, devido à alta complexidade na evolução dos casos quando elas eram infectadas com o vírus. O Conselho chegou a lançar uma cartilha com orientações para este público, a fim de reduzir o aumento de casos de contaminação entre elas.

“A inclusão de grávidas e puérperas no grupo prioritário já foi um importante avanço. Incluir as mães que amamentam bebês de até 12 meses representa mais um passo. É meta do CREMERJ que toda a população fluminense seja vacinada e cada grupo que é incluído no plano de imunização mostra que estamos mais perto deste objetivo”, frisou o presidente do Conselho, Walter Palis.

Ele ainda alertou para a necessidade da manutenção das recomendações sanitárias, já que a cidade continua em alto risco de contaminação para a doença, conforme boletim da SMS, que, por conta disso, prorrogou novamente as medidas protetivas na capital.

“Se estiver no seu dia, vacine-se. Fique atento à data de receber a segunda dose. Use máscaras, higienize adequadamente as mãos, evite aglomerações. Se sentir algum dos sintomas da Covid-19, busque atendimento médico. As orientações são dadas o tempo todo por diversos meios e é fundamental cada um fazer a sua parte. Esta é uma luta de todos nós”, complementou Palis.