Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Invasão do ato médico é denunciada em reportagem do Fantástico

21/06/2021

Situação é uma preocupação do CREMERJ que, em 2021, firmou parcerias na tentativa de coibir este problema no estado

O Fantástico (TV Globo), desse domingo, 20, veiculou uma reportagem na qual denuncia casos de invasão do ato médico, com a realização de procedimentos estéticos feitos por dentistas em várias partes do país. No Rio de Janeiro, não é de hoje que a situação preocupa o CREMERJ. Este ano o Conselho intensificou sua atuação para coibir esse tipo de problema, firmando parcerias, a fim de garantir a segurança da população e a qualidade da medicina no estado.

Em maio, o CREMERJ, junto ao Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ), ao Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF-RJ), à Vigilância Sanitária Municipal do Rio de Janeiro e à Delegacia do Consumidor (Decon), realizaram uma fiscalização durante um curso de modelação de orelhas, também conhecido como otomodelação, que ocorria de forma indevida, na Barra da Tijuca – na Zona Oeste da cidade.

Entre as irregularidades encontradas nesta vistoria estavam: a responsável por ministrar o curso era uma cirurgiã-dentista, com inscrição no CRO de Minas Gerais; os alunos eram compostos por cirurgiões-dentistas, farmacêuticos, biomédicos e acadêmicos; e o local infringia normas sanitárias, inclusive as estabelecidas com o intuito de combater a Covid-19. O curso foi imediatamente interrompido e todos os envolvidos foram encaminhados para a 16ª Delegacia de Polícia da Barra da Tijuca, para responder pela infração e, também, eticamente perante seus conselhos.

Em março, o CREMERJ apresentou à Decon um dossiê com várias denúncias que mostravam o exercício ilegal da medicina sendo praticado no estado do Rio de Janeiro. Na época, o delegado informou que a Decon avaliaria cuidadosamente cada caso e tomaria as medidas necessárias. No mesmo mês, durante a Operação Semana do Consumidor, sete estabelecimentos em que optometristas estariam atuando como se fossem oftalmologistas foram interditados, em Duque de Caxias.

“Esta reportagem corrobora com o trabalho que temos feito com o objetivo de proteger os nossos pacientes e, também, a qualidade da medicina no Rio de Janeiro. A realização de procedimentos estéticos feitos por não médicos pode causar danos irreparáveis e se tornar uma experiência muito traumática ou até mesmo levar a óbito. Por isso, pedimos que, se tomar conhecimento desta prática ilegal, denuncie”, destacou o presidente do CREMERJ, Walter Palis.

No Portal da Defesa Médica do CREMERJ, é possível registrar denúncias sobre qualquer tipo de invasão do ato médico no estado do Rio de Janeiro.