Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ vistoria o Hospital da Posse

08/02/2010

70% dos funcionários da unidade municipal são contratos temporários

A Comissão de Saúde Pública do CREMERJ esteve no Hospital Geral de Nova Iguaçu – o Hospital da Posse – no dia 30 de janeiro, para avaliar o quadro de recursos humanos e as instalações da unidade, que conta com 326 leitos. Dos 1.801 funcionários, 1.260 tem vínculo temporário, o que representa cerca de 70% do total. Nenhum contrato foi firmado com cooperativas. O concurso público, que está em fase de elaboração, já foi inclusive encaminhado para a Procuradoria. Apesar de ser um hospital do município de Nova Iguaçu, o Hospital da Posse atende pacientes de outras 14 cidades do entorno.
A emergência do Hospital da Posse conta com equipes completas, mas ainda precisa de mais anestesistas. Também deveria ter serviços de cirurgia vascular e torácica. E, atualmente, está recompondo a equipe de neurocirurgia. Também não há serviço de otorrinolaringologistas e oftalmologistas. O salário oferecido na emergência é de R$ 3 mil por 12 horas. A UTI de adulto, que foi reformada e agora conta com 13 leitos sendo dois de isolamento, está totalmente equipada, mas falta a instalação dos aparelhos de ar condicionado para a sua inauguração. De acordo com a direção do hospital, está programada a inauguração de duas salas operatórias.
Tanto no Hospital da Posse quanto na Maternidade Mariana Bulhões, que é a referência para gestantes de alto risco, há déficit de neonatologistas. As internações nos 25 leitos da UTI pediátrica têm sido controladas em função da grande demanda. Além disso, o município não conta com maternidade que faça o atendimento primário – baixo risco. Este trabalho era feito anteriormente pelo Hospital Iguaçu, mas a direção da unidade suspendeu o atendimento por conta de pendências financeiras do convênio. Segundo a direção do Hospital da Posse, apesar da quitação da dívida da Secretaria de Saúde com o Hospital Iguaçu, a unidade manteve a suspensão do convênio e não tem atendido os casos de baixo risco tanto de maternidade quanto de ortopedia.
A direção também informou que, recentemente, obteve certificação de ensino com oito residências médicas - com residentes e internos acadêmicos – e esta implantando sistemas de telemedicina e de telessaúde. Há também pesquisa na área de DST/Aids.