Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ debate situação do Moacyr do Carmo e de UPA

22/04/2021

A situação do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo e da UPA Parque Beira Mar, ambos localizados em Duque de Caxias, foi debatida nessa quinta-feira, 15, após fiscalização do CREMERJ, ocorrida em 30 de março e 9 de fevereiro, respectivamente. A falta de insumos foi um dos principais problemas constatados durante a vistoria.

O diretor do Departamento de Fiscalização do CREMERJ, Guilherme Nadais, relatou que, durante a vistoria, havia superlotação no hospital e na UPA. Neste último, por exemplo, havia 67 pacientes internados quando a capacidade normal era de 32 leitos. Também foi mencionado o alto número de óbitos em ambas as unidades.

“A UPA não tem condições de comportar todos esses pacientes. E em relação ao Moacyr, o hospital também funciona acima da sua capacidade”, completou.

A defensora pública estadual Thaísa Guerreiro, que coordena a área de Saúde, Tutela Coletiva e Plantão Noturno, destacou que o problema na rede pública de Duque de Caxias não é de hoje.

“As duas unidades são problemáticas há anos. Não é de hoje que há superlotação, regulação equivocada, falta de estrutura por falta de planejamento. Não adianta só abrir leitos. Se não houver planejamento, não vai dar conta do problema”, disse.

A promotora Carla Carrubba também expôs preocupação: “É realmente importante ter um plano. Existe superlotação e outros problemas. É preciso resolver”.

O secretário municipal de Saúde, Antonio Manoel de Oliveira Neto, e o subsecretário Fábio Santoro, que é intensivista, explicaram que assumiram este ano e que estão concentrando esforços para resolver a situação do hospital e da UPA. Foram abertos novos leitos, contratados novos equipamentos, como tomógrafos, mas admitiram que, atualmente, um dos grandes problemas é a falta de insumos e de medicamentos.

O diretor técnico do Moacyr do Carmo, Carlos Eduardo Pacheco, confirmou que o déficit de insumos é uma das principais dificuldades, além da falta de recursos humanos.

Já a diretora técnica da UPA, Vanessa Vasquez, falou sobre a sobrecarga de pacientes, que aumentou ainda mais nos últimos dias, com pacientes inclusive da capital, o que não era rotineiro.

O presidente do CREMERJ, Walter Palis, explicou que o objetivo do Conselho é ajudar a resolver a situação do Moacyr do Carmo e da UPA.

No encontro, ficou decidida a formação de um grupo de trabalho para acompanhar a andamento das unidades.

A defensora pública estadual Alessandra Nascimento Rocha Glória; a diretora técnica do Moacyr do Carmo, Ana Maria Ferreira da Costa; e o conselheiro Ricardo Azêdo também participaram do encontro.