Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ participa de audiência pública contra a Covid-19

22/04/2021

O presidente do CREMERJ, Walter Palis, participou, nessa sexta-feira, 16, da audiência pública das comissões de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O objetivo foi debater a urgência da ampliação de leitos e da contratação de profissionais para atuar no combate da Covid-19. O encontro, realizado virtualmente, também reuniu gestores da rede federal, estadual e municipal. Os parlamentares cobraram resolução imediata por parte das autoridades, devido ao avanço do novo coronavírus em todo o estado.

Em relação à abertura de leitos e à necessidade de recursos humanos, o superintendente do Ministério da Saúde, coronel George Divério, informou que foram disponibilizadas 292 novas vagas para pacientes com Covid-19 – a expectativa é abrir 560 no total. Ele também relatou que ainda não conseguiu preencher 400 vagas para profissionais de saúde na rede federal.

Em sua participação, o secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves, falou que há no sistema de regulação do estado 3.550 leitos destinados à Covid-19, incluindo as redes das três esferas. Sobre a necessidade da reposição de kits de intubação, o secretário informou que os mesmos começaram a chegar na quinta-feira (15) e que serão distribuídos para unidades do Plano de Contingência Covid, além de UPAs e salas vermelhas que estão também fazendo este procedimento.

Já o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, disse que houve crescimento no número de médicos na rede, chegando a 3 mil no momento. Além disso, ele informou que pretende concluir, em abril, a vacinação dos profissionais de saúde.

Para o presidente do CREMERJ, o momento é de ação e de união. "Problemas na saúde pública foram agravados com a pandemia. A integração entre as três esferas é fundamental e o CREMERJ também está à disposição para contribuir com o que for necessário. Nossa maior preocupação hoje é com a necessidade de leitos, de insumos e de medicamentos, como os que são usados no kit intubação, e com a vacinação de todos os médicos e profissionais de saúde, independentemente de faixa etária", frisou Walter Palis.

Também participaram da audiência pública a presidente da Comissão de Saúde da Alerj, deputada Martha Rocha; a vice-presidente da comissão, deputada Enfermeira Rejane; o presidente da Comissão de Higiene, Saúde Pública e Bem-Estar Social da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o médico e vereador Paulo Pinheiro; a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro, Monica Armada; e os deputados estaduais Waldeck Carneiro e Rubem Bomtempo.