Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ e SBACV-RJ estreitam parceria

22/04/2021

O presidente do CREMERJ, Walter Palis, e o diretor Flávio Sá se reuniram com diretores da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular Regional Rio de Janeiro (SBACV-RJ), nessa sexta-feira, 16, na sede do Conselho. O encontro teve como objetivo estreitar laços entre as duas entidades.

Na ocasião, foi entregue aos diretores do Conselho um exemplar do livro “Honorários Médicos”, de autoria do vice-presidente da SBACV-RJ, o angiologista Júlio César Peclat. A obra tem uma visão abrangente sobre a situação da remuneração médica no Brasil, situando-a no contexto da assistência à saúde.

“A busca por melhores honorários é uma demanda muito grande, mas pouco se sabe realmente sobre o tema, pois não há literatura disponível. Por meio das nossas pesquisas, buscamos abordar questões fundamentais sobre o assunto tão presente no dia a dia dos médicos”, explicou Peclat.

O autor também trata de questões recentes e polêmicas, como a remuneração do trabalho por teleatendimento, e o papel do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). O livro ainda conta a participação de diversos colaboradores envolvidos com a defesa profissional do médico e com as condições de assistência à saúde no Brasil. Walter Palis assina um dos artigos do livro.

“Fiquei muito feliz em poder contribuir abordando sobre a atuação do Conselho na luta por melhores remunerações, vínculos empregatícios e condições de trabalho para os médicos. É um tema muito importante para os médicos e que carecia de um trabalho completo como o livro apresenta. Parabenizo o Peclat pela iniciativa e pelo precioso trabalho”, disse Palis.

Contra a invasão do ato médico

Os diretores da SBACV-RJ também se reuniram com representantes da Comissão de Defesa das Prerrogativas do Médico (Codeprem) do CREMERJ. O tema foi invasão do ato médico por não médicos. A assessoria jurídica do Conselho explicou que o fluxo de recebimento e retorno de denúncias foi reestruturado, e que a parceria com as sociedades de especialidade é fundamental para a defesa das prerrogativas médicas.

“Nossa sociedade é muito atuante na defesa profissional e unir forças com o Conselho é fundamental para coibir a invasão do ato médico”, declarou o presidente da SBACV-RJ, Francisco João Sahagoff.

Também participaram da reunião o secretário-geral da SBACV-RJ, Breno Caiafa, e o segundo-vice-presidente, Carlos Clementino dos Santos Peixoto.