Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CRM divulga nota técnica sobre enfrentamento de casos - Covid

23/03/2021

Documento leva em conta aumento recente do número de contaminações pelo novo coronavírus no estado do RJ


O CREMERJ divulgou nesta terça-feira, 23, uma nota técnica sobre o enfrentamento da nova onda de casos da Covid-19. O documento leva em consideração o recente aumento do número de casos do novo coronavírus no estado do Rio de Janeiro, de acordo com os Boletins Epidemiológicos da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, e no país.

Para as recomendações, foram ainda consideradas as orientações publicadas, em conjunto, pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira, pela Associação Brasileira de Medicina de Emergência, pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia, pelo Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos e pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar, que dispõem sobre o uso de medicamentos indicados para pacientes que necessitam de intubação traqueal, ventilação mecânica e anestesia em situações de escassez no contexto da pandemia.

A nota técnica recomenda que os anestesiologistas, em procedimentos anestésico-cirúrgicos, priorizem a utilização de fármacos que não estejam sendo utilizados em pacientes nas UTIs e suspendam provisoriamente o agendamento de procedimentos anestésico-cirúrgicos eletivos tempo-sensíveis (que a espera pode agravar), a fim de resguardá-los para estes pacientes.

Além disso, o texto ressalta a necessidade de seguir, quando possível, as orientações de distanciamento social, uso correto da máscara e iniciativas contínuas de testagem e de rastreio de contactantes. O documento orienta ainda que os médicos prefiram os atendimentos por telemedicina, conforme as Resoluções CREMERJ 305/2020 e 314/2020, deixando claro que não há impeditivos para a manutenção da atividade em consultório.

Aos gestores públicos, o Conselho pede a priorização da vacinação para todos os médicos e demais profissionais de saúde, independentemente da sua faixa etária, bem como a existência de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em quantidade e qualidade de forma adequada para eles. Além disso, recomenda a abertura de novos leitos funcionais e bem equipados, com profissionais devidamente capacitados para “atender a população acometida pela Covid-19, sem deixar de assistir doenças e agravos habituais à saúde”.

“A nota técnica sobre o enfrentamento da nova onda de casos da Covid-19 traz recomendações aos médicos e aos gestores públicos. Sabemos que estamos em um momento crucial e nossos médicos e demais profissionais de saúde devem estar protegidos de contaminações. Precisamos também estar preparados para garantir o melhor atendimento para a nossa população”, complementa o presidente do CREMERJ, Walter Palis.

Clique aqui e confira na íntegra a nota técnica.

Abaixo, acesse outros documentos sobre o assunto:

Anexo 1

Anexo 2

Anexo 3

Anexo 4