Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Decon autua optometristas por invasão do ato médico

19/03/2021

Policiais civis da Delegacia do Consumidor (Decon RJ) interditaram sete estabelecimentos em uma operação contra o exercício ilegal da medicina no estado, nessa quarta-feira, 17. A ação, ocorrida em Duque de Caxias, aconteceu após denúncias do CREMERJ e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) sobre optometristas que estariam atuando, na região, como se fossem oftalmologistas em clínicas irregulares.

Segundo o delegado André Neves, “os donos dos estabelecimentos responderão por exercício ilegal da medicina, assim como aqueles que foram pegos em flagrante atuando”.

A ação da Decon deu sequência à Operação Semana do Consumidor, que contou com o apoio do Procon-RJ. André Neves também informou que “os estabelecimentos serão interditados até que haja regularização administrativa”.

No início deste mês, representantes do CREMERJ e do CBO estiveram na Decon, onde apresentaram um dossiê contendo várias denúncias relacionadas ao exercício ilegal da medicina. Na ocasião, o Conselho explicou os prejuízos ligados à invasão do ato médico, como a necessidade de preservação do paciente.

“O exercício ilegal da nossa profissão traz muitos prejuízos para a qualidade da medicina e, principalmente, para a população. Agradecemos ao delegado André Neves que nos ouviu e entendeu a importância dessas denúncias. Essa operação é fundamental para evitar que pacientes continuem sendo ludibriados, colocando em risco sua saúde física e mental”, disse Walter Palis, presidente do CREMERJ.



Na foto, o assessor jurídico do CBO Alberthy Ogliari, os conselheiros do CREMERJ Beatriz Costa e Joel Silveira Filho e o delegado André Neves, durante a reunião ocorrida em 9 de março na Decon RJ