Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Um ano de pandemia: CREMERJ homenageia médicos por sua atuação

05/03/2021

Há exatamente um ano o estado do Rio de Janeiro confirmava o primeiro caso de contaminação da Covid-19. Foi em 5 de março de 2020 que, em Barra Mansa, uma mulher recebeu o diagnóstico da doença. Até hoje, 589.694 pessoas foram infectadas. De um ano para cá, houve isolamento social, afastamento de crianças das escolas, sobrecarga nas unidades de saúde, inauguração e fechamento dos hospitais de campanha, chegada da vacina. Cada situação a seu tempo, mas uma não mudou: a intensificação do trabalho dos médicos.

Muitos deles atuando na linha de frente, inclusive, sem estar devidamente protegidos. Foi luta do CREMERJ, logo no início da pandemia, a garantia de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para todos os médicos do estado. Também tiveram aqueles que se dividiram entre as consultas presenciais, mesmo se expondo, e remotas – já que a Resolução 305, do Conselho, permitiu a prática da telemedicina neste período, além da implementação da Receita Digital para a atividade médica.

O CREMERJ vê com orgulho a atuação dos médicos em todo o estado durante a pandemia. Em tempos de hospitais lotados e proibição de visitas dos familiares, eles foram protagonistas em oferecer assistência, inclusive emocional, aos seus pacientes. E nesta batalha o Rio de Janeiro, infelizmente, perdeu uma centena de colegas, que morreu em decorrência deste vírus.

Neste 1 ano de pandemia que o estado completa, o CREMERJ homenageia todos os médicos por tanta dedicação à medicina e aos pacientes. Agora, a luta do Conselho é reivindicar vacina para todos os colegas. Imunizá-los significa garantir que não haja um colapso na saúde pela falta destes profissionais. É tempo de cada um fazer sua parte, tendo a certeza de que, em algum momento, tudo isso vai passar!