Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ alerta para atenção redobrada contra a Covid-19

03/03/2021

Diante do aumento de casos da Covid-19 em várias partes do Brasil e também no Rio de Janeiro, o CREMERJ expressa sua preocupação e chama atenção para a implementação de medidas urgentes por parte das autoridades para tentar conter este avanço. A cidade do Rio amanheceu, nesta quarta-feira, 3, classificada como alto risco. Somente nas últimas 24 horas, de acordo com o portal Painel Rio, mais de 440 pessoas foram diagnosticadas com o novo vírus. No estado fluminense, áreas como Itaperuna, Natividade e Porciúncula também estão sinalizadas como risco elevado.

O CREMERJ entende que a vacinação é o principal meio de combate à Covid-19. Entretanto, a chegada dela para algumas pessoas do grupo de risco não invalida – de forma nenhuma – o cumprimento das medidas de segurança, recomendadas pelas autoridades sanitárias, como uso de máscaras, higienização das mãos com água e sabão e álcool em gel e distanciamento social. Para este último, o Conselho pede aos gestores públicos que implementem práticas urgentes para garantir a segurança da população.

Para combater o vírus, o CREMERJ ainda reforça a necessidade do empenho de toda a sociedade. Para quem tem filhos participando de aulas presenciais, o CREMERJ lançou na última semana uma cartilha ilustrada, em formato on-line, assinada pela Câmara Técnica de Pediatria e pela Comissão de Saúde Pública, com várias orientações (clique aqui e leia a cartilha).

O momento é de atenção e, por isso, é de extrema importância que todos – autoridades, médicos, profissionais de saúde, sociedade civil e população – trabalhem para evitar qualquer tipo de cenário de caos, principalmente, com a confirmação da chegada de novas variantes deste vírus. É fundamental que cada uma faça a sua parte.

Desde o início da pandemia, o Rio de Janeiro registrou mais de 33 mil óbitos, estando entre eles, uma centena de médicos. Além de se solidarizar integralmente com todas as pessoas que perderam entes-queridos neste período, é dever do CREMERJ lutar pela segurança de médicos e pacientes, na tentativa de desacelerar este número.

E sobre a vacina, o CREMERJ reitera sua luta para imunizar todos os médicos do estado e que as portas do Conselho estão abertas para esta realização.