Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ homenageia profissionais por atuação no HFB

15/12/2020

O CREMERJ fez uma solenidade em homenagem aos bombeiros, médicos e a todas as pessoas que atuaram no resgate das vítimas do incêndio no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), ocorrido em 27 de outubro. O evento aconteceu em 14 de dezembro, no auditório Centro Empresarial Rio (CER), em Botafogo – na Zona Sul do Rio de Janeiro.

A cerimônia lembrou o trabalho realizado pelos bombeiros, médicos, demais profissionais da Saúde e sócios da Rio Paiva Pneus – local onde alguns pacientes foram acolhidos num primeiro momento, por ficar bem próximo ao HFB – também foram homenageados.

“Não é uma comemoração. Aquele foi um dia triste e sabemos do nosso compromisso em salvar vidas. Mas é uma forma de lembrar a atuação de cada profissional, seja no momento do incêndio, lá no resgate ou depois, recebendo os pacientes em suas unidades, mesmo em um período de pandemia que a superlotação tem feito parte da rotina. Sou médico de formação e fui bombeiro por mais de 25 anos. Homenagear essas duas profissões é uma emoção grande para nós”, frisou o presidente do CREMERJ, Walter Palis.

A coronel do Corpo de Bombeiros e médica Simone Aparecida Simões concordou que não se trata de uma comemoração. “O cuidado hospitalar é cotidiano e ter um ‘muito obrigado’ é muito valoroso para quem está na ponta. Estamos vivendo um momento difícil e um agradecimento é muito importante”, complementou.

Além de Walter Palis, a mesa foi formada pelo diretor do CREMERJ Ricardo Farias – um dos idealizadores da homenagem –; a Coronel Simone Simões, representando o secretário de Estado da Defesa Civil e Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro; o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, o conselheiro federal e regional Raphael Câmara; o secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Chaves de Carvalho; a secretária municipal de Saúde, Ana Beatriz Busch; e o presidente da Somerj (Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro), o conselheiro Benjamin Baptista de Almeida, este último, de forma virtual.

O evento teve início com o Hino Nacional. Foram exibidos dois vídeos, um em homenagem aos médicos e outro dedicado a todos que atuaram em prol do HFB. A cerimônia foi híbrida (parcialmente presencial e online) e seguiu todos os protocolos de segurança das autoridades sanitárias. A solenidade foi transmitida ao vivo pelas redes sociais do CREMERJ.

Ao fim, foram entregues as comendas e menções honrosas Evandro Freire a todos os homenageados. Esta foi a segunda edição da premiação. A primeira foi em 2019, quando médicos e bombeiros foram lembrados por sua atuação no resgate das vítimas do Hospital Badim, que sofreu um incêndio em 12 de setembro do ano passado.