Cardoso Fontes é vistoriado pelo CREMERJ
27/01/2010
Falta de concurso público provoca rotatividade de profissionais de saúde na unidade.
A Comissão de Saúde Pública do CREMERJ realizou uma vistoria no Hospital Geral de Jacarepaguá – Cardoso Fontes, unidade ligada ao Ministério da Saúde, nesta sexta-feira, dia 22 de janeiro. A fiscalização tinha como objetivo apurar as denúncias de falta de médicos e de outros profissionais de saúde. Atualmente, o hospital presta seu atendimento às patologias mais complexas, além de atender qualquer tipo de emergência e até atendimentos primários dos pacientes, tendo programas para diabéticos e hipertensos, entre outros.
Segundo os médicos da unidade, o grande problema do hospital é mesmo a falta de recursos humanos. O corpo clínico teme o esvaziamento das equipes do hospital já que há previsão de aposentadoria de vários colegas, além da saída de médicos que trabalham por intermédio de contratos temporários - considerados ilegais pelo Tribunal de Contas da União e pelo Ministério Público.
Na fiscalização, a comissão constatou a falta de um grande número de anestesistas, clínicos e pediatras. A emergência, que tem capacidade para 18 leitos, comporta atualmente 30 pacientes, que ficam espalhados em macas e cadeiras nos corredores.