Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Novembro Azul marca campanha de combate ao câncer de próstata

12/11/2020

A campanha Novembro Azul é mundialmente conhecida como Movember, junção das palavras em inglês Moustache (bigode) e November (novembro). A iniciativa começou na Austrália em 2003. O mês foi escolhido porque abriga, no dia 17, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O movimento chegou ao Brasil em 2008, por iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida, que chamou a campanha de Novembro Azul. O objetivo era promover a saúde do homem, incentivando-o a se consultar com um médico e, quando necessário, realizar o exame de toque. Atualmente, a data reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

De acordo com a "Estimativa de Câncer no Brasil 2020", do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Os dados do estudo apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). O diagnóstico precoce possibilita melhores resultados no tratamento.