Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Médicos são os profissionais mais confiáveis, aponta Datafolha

22/10/2020

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha, neste primeiro semestre, mostra que os brasileiros reconhecem a importância do papel dos médicos na atualidade, principalmente, com a chegada da pandemia do novo coronavírus. Eles aparecem, este ano, como os profissionais mais confiáveis para a população, com 35% de credibilidade.

Os professores estão em segundo lugar, com 21%. Na sequência, surgem: os bombeiros (11%), policiais (5%), militares e juízes (4% cada), advogados, jornalistas e engenheiros (3% cada), procuradores de Justiça (1%) e políticos (0,5%).

No levantamento anterior, feito em 2018, os profissionais de educação encabeçavam a lista, com 34%, e, na segunda posição, estavam os médicos, com um índice de 24%.

A pesquisa foi encomendada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Para ela, o Datafolha ouviu 1.511 pessoas de todas as regiões do país, entre os dias 15 e 30 de maio de 2020.

Mais detalhes
A respeito dos médicos, o levantamento mostra que 57% dos brasileiros avaliam como ótimo ou bom o trabalho deste profissional e aumenta para 77% quando questionados sobre a atuação deles, especificamente, durante a pandemia.

Ainda em relação ao trabalho dos médicos, em tempos da Covid-19, a pesquisa aponta que: 79% da população considera como ótimo ou bom o empenho dos profissionais para assistir os pacientes; 73% avaliam como ótimo ou bom a qualidade do atendimento fornecido; e 64% entendem que é alto o nível de confiança no trabalho realizado por eles.

Os brasileiros também percebem que a atuação dos médicos pode ser afetada pela falta de infraestrutura. A maioria classifica como regular, ruim ou péssimo as condições de trabalho oferecidas aos profissionais.

“No mês em que comemoramos o Dia dos Médicos é com satisfação que comentamos sobre esses dados. Temos trabalhado intensamente para garantir que a população seja bem atendida. Vivemos dias de muita preocupação e esse tipo de reconhecimento nos conforta. A opinião dos nossos pacientes é fundamental para nós. Isso mostra que temos trilhado pelo caminho que desejamos na nossa profissão. Mais uma vez, parabéns, colegas, por sua dedicação e comprometimento”, declarou Walter Palis, presidente do CREMERJ.