Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

DataFolha: saúde em primeiro lugar

29/12/2009

O DataFolha divulgou uma pesquisa sobre a popularidade do presidente Luís Inácio Lula da Silva e fez uma avaliação do governo em diversas áreas. Para muitos a saúde é o principal problema que o país enfrenta.
Confira abaixo a pesquisa e os dados revelados na área de saúde.

Aprovação a Lula atinge 72%, a maior desde o início de seu governo
Após praticamente sete anos de governo, e um ano antes de terminar seu segundo mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva alcança a sua maior taxa de aprovação: 72% consideram seu governo ótimo ou bom, percentual dois pontos percentuais acima do maior já obtido, em novembro de 2008 (70%), e crescimento de cinco pontos percentuais em relação ao obtido em agosto desse ano (67%). A aprovação a Lula é a maior já obtida por um presidente, desde que o Datafolha começou a fazer pesquisas nacionais de avaliação do governo federal, em 1990.

Paralelamente, o percentual dos que consideram seu desempenho regular é o menor já verificado, 21%. Era de 25% em agosto de 2009 e de 27% em março deste ano. Já o grupo dos que acham seu governo ruim ou péssimo permanece estável e sem atingir dois dígitos: 6%, ante 8% em agosto e idênticos 6% em pesquisa realizada em maio de 2009. Não sabem avaliar o governo de Lula apenas 1%.

Lula obtém sua maior aprovação no Nordeste (81% avaliam-no como ótimo ou bom), e a menor, ainda que também aprovado pela maioria, no Sul (62%), região em que os que o consideram regular fica acima da média (29%), assim como ocorre entre os mais ricos (27%). Entre os que declaram intenção de votar em Dilma Rousseff como sua sucessora, a aprovação varia entre 88% e 91%.

A nota média atribuída ao presidente, em uma escala de zero a dez, é de 7,7, ante 7,5 da verificada em pesquisa de agosto e 7,6 em maio deste ano e em novembro de 2008 (7,6).

Saúde é o principal problema do país e a área de pior desempenho de Lula; violência fica em segundo lugar
A saúde volta a ser o principal problema do país, segundo 27% dos brasileiros, conforme verificado em março deste ano, quando foi apontada como pior problema por 29%, e em novembro de 2008 (25%).

Os moradores do Norte-Centro-Oeste são os que mais percebem a saúde como problema nacional (32%), destacam-se, entre os estados, os que residem em Santa Catarina (31%) e no Distrito Federal (33%). Não há diferença significativa quando se observa a intenção de voto para presidente.

Em um segundo patamar de preocupação atual entre os brasileiros estão à violência/ segurança (16%) e o desemprego (14%).

Seguem-se à saúde, violência e desemprego, com menos de dois dígitos, a corrupção (citada por 9%), a educação (8%) e a fome e miséria (6%).

Clique aqui e confira a tabela completa.

Fonte: DataFolha