Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Decisões da Assembleia de Convênios

18/12/2009


Na Assembleia Geral de Convênios realizada no dia  17 de dezembro, no CREMERJ, os médicos decidiram suspender o movimento e voltar a atender pelas guias da Cassi/Banco do Brasil, da Geap e da Fioprev até 22 de janeiro, quando haverá uma reunião nacional em Brasília da Comissão de Saúde Suplementar (Comsu) do CFM.

Os médicos também avaliaram como insuficientes as propostas oferecidas pela Cassi: consulta de R$ 44,00, implantada em setembro deste ano, e banda de -16,5% para os procedimentos, a partir de fevereiro de 2010. “Esses valores são absurdos. Exigimos uma postura mais respeitosa do Grupo Unidas para com os médicos”, disse a coordenadora da Comissão de Saúde Suplementar do CREMERJ, Márcia Rosa de Araujo.

Até a reunião no CFM, o CREMERJ, a SOMERJ e as sociedades de especialidade vão solicitar novas negociações com a Cassi.

AVALIE OS VALORES DA TABELA, ANALISE OS CUSTOS DE SEU CONSULTÓRIO E LIVRE-SE DO SEU PIOR CONVÊNIO.

Para visualizar a tabela, clique aqui.

CFM reativa sua Comsu
A Comissão de Saúde Suplementar do Conselho Federal foi reativada nessa semana, quando seus integrantes montaram um cronograma de trabalho e convocaram o encontro de janeiro.

Para o coordenador e 2º vice-presidente do CFM, Aloísio Tibiriçá Miranda, os médicos precisam articular o movimento nacional em busca de um honorário justo: “O que observamos em vários estados são paralisações dos atendimentos pelos planos de saúde”. Ele afirmou que serão convidados todas as associações médicas, conselhos e sindicatos para a retomada das estratégias de ação.

Durante a reunião, que ocorreu em Brasília, a comissão comparou o reajuste dos planos de saúde com o dos honorários de médicos nos últimos dez anos. Os planos de saúde aumentaram 131,19%, enquanto os honorários de médicos foram reajustados em 60%. Já a inflação do período foi de 89,18%.

A relação com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em função da Troca Informações em Saúde Suplementar (TISS) também esteve na pauta do encontro, bem como o papel da ANS de mediação da relação das operadoras médicas.

Os assuntos serão levados para mesas de fóruns do Encontro Nacional das Entidades Médicas (ENEM), previsto para julho de 2010. A proposta é que as três entidades nacionais – CFM, AMB e FENAM – possam aprofundar na discussão e deliberar ações pelo país.

A Comsu é formada pelo CFM, AMB e FENAM e composta por Aloísio Tibiriçá Miranda (CFM), Celso Murad (CFM), Paulo Ernesto de Oliveira (CFM), Waldir Cardoso (CFM), Márcio Bichara (FENAM), Florisval Meinão (AMB), Isaias Levy (CREMERS), Márcia Rosa (CREMERJ), Josélia Lima (CFM-DF) e Dennis Burns (Sociedade Brasileira de Pediatria).