Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Dia do Médico e Salão de Fotografia são celebrados juntos

21/10/2019

A cerimônia em comemoração ao Dia do Médico foi promovida na última sexta-feira, 18. A ocasião contou com a presença de importantes entidades e também premiou os vencedores do 8º Salão de Fotografia do CREMERJ. O evento ainda entregou a honraria Mérito Médico do Ano de 2019 ao ginecologista e obstetra Olyntho Resende, que, neste ano, completa 65 anos de carreira. No dia, também foi anunciado o novo site do Conselho.

 

A solenidade foi aberta com o Hino Nacional Brasileiro e, em seguida, a exibição do juramento de Hipócrates, além de um vídeo homenageando os médicos ali presentes.

 

O presidente do Conselho, Sylvio Provenzano, abriu a mesa refletindo sobre as dificuldades que os médicos vêm enfrentando na Saúde.

 

“Hoje não festejamos o Dia do Médico, mas o dia do resiliente. Pois é muito difícil cumprir com o juramento de Hipócrates enfrentando tantas adversidades. Faltam recursos básicos para darmos um atendimento minimamente digno. O CREMERJ espera, nessa data, que os governantes reflitam no que está acontecendo com a assistência. A criação de novas escolas médicas vem sendo autorizada como se isso fosse resolver os problemas. É preciso visar a qualidade e não a quantidade”, falou.

 

Também foram chamados para compor a mesa a vice-presidente do CREMERJ Célia Regina da Silva, o diretor da Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj) César Leal, o diretor da Associação Médica Brasileira (AMB) Eduardo Nagib, o curador do 8º Salão de Fotografia, Euderson Tourinho, e seus jurados, Everaldo D Alverga e Alcina Morais.

 

Reforçando o discurso do presidente, Célia Regina se manifestou quanto à situação do setor.

 

“Infelizmente, não vislumbramos grandes mudanças no curto e no médio prazo. Mas estamos atentos a todos esses problemas abordados pelo Sylvio e atuando cada vez mais para mudar esta dura realidade, tanto para os nossos colegas quanto aos nossos pacientes”, disse.

 

Na homenagem prestada ao médico Olyntho Resende, foi lembrado que ele é referência no meio médico e já recebeu outros prêmios, como a Medalha Arnaldo de Moraes, a maior honraria dada a um obstetra pela Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro (Sgorj). O membro da Sgorj Hugo Miyahira foi o escolhido para falar sobre o homenageado.

 

Olyntho Resende e Hugo Miyahira

 

“A minha vida foi de muito trabalho e dedicação. Quero agradecer ao Sylvio e ao Hugo, que, para mim, é como da família. Foi uma glória receber essa homenagem. Estou realmente emocionado,” agradeceu Olyntho.

 

Após a cerimônia em comemoração ao Dia do Médico, foi iniciada a premiação do 8º Salão de Fotografia. O médico e curador Euderson Tourinho agradeceu a oportunidade de atuar nesse projeto.

 

Euderson Tourinho

 

“Sou muito grato pelo convite feito a mim para a curadoria desse evento que, a cada ano, fica melhor. Vê-se que o médico tem um olhar diferente para essa arte, que tanto me agrada, e não se prende só as atividades laborais. Meu muito obrigado a todos os envolvidos”, declarou.

 

Em seguida, os ganhadores do concurso foram divulgados e premiados com medalhas para primeiro, segundo e terceiro lugares, além de um certificado de colocação para cada.

 

Os vencedores, nas categorias Colorida e Preto e Branco (PB), respectivamente, foram os médicos Claude Pirmez, com a foto intitulada “L espoir, il est oú?”; e Luís Militão Henrique Soares com “Um olhar de mil palavras”.

 

1º lugar Colorida - L espoir, il est oú?

 

1º lugar Preto e Branco - Um olhar de mil palavras

 

Em segundo lugar, os escolhidos nas categorias Colorida e PB foram, respectivamente, Paulo Roberto Borchert com a fotografia sob o título “Trocando o outdoor” e Cláudio Figueiredo de Araújo Pereira, com “Sombras na infância”.  Na terceira colocação, o premiado na categoria Colorida foi Paulo Roberto Vasconcellos da Silva, pelo trabalho “Arco-íris”, enquanto o escolhido na categoria PB foi Viviane de Oliveira, com a foto “Espera”.

 

Da esquerda para a direita: Euderson Tourinho, Luís Militao, Viviane de Oliveira, Paulo Roberto Vasconcellos, Claude Pirmez, Célia Regina da Silva e Sylvio Provenzano

 

A comissão julgadora foi composta por dois fotógrafos profissionais e um médico ligado à arte da fotografia, que, para análise e pontuação, consideraram como critérios os itens arte, composição, técnica e originalidade. Os jurados foram: o pediatra, ex-conselheiro do CREMERJ e do CFM, idealizador do Salão de Fotografia e premiado em concursos nacionais e internacionais de fotografia, Arnaldo Pineschi; a sócia da Associação Brasileira de Arte Fotográfica e do Fotoclube RioFotográfico, Alcina Morais; o fotojornalista e diretor da Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro (ARFOC-RIO), além de coordenador da Feira Cultural da Fotografia do Rio de Janeiro, Everaldo D Alverga.

 

Estiveram presentes no evento as entidades: Conselho Federal de Medicina,  Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro, Sociedade Brasileira de Patologia, Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro, Associação de Clínicas e Consultórios Ortopédicos do Estado do Rio de Janeiro, Associação Brasileira de Alergia e Imunologia do Rio de Janeiro e Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte.

 

Ao final, foi servido um coquetel aos presentes.