Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Médicos da tragédia no Badim são homenageados pelo CREMERJ

18/10/2019

O CREMERJ prestou homenagem aos médicos que atuaram no incêndio do Hospital Badim, ocorrido no dia 12 de setembro. Profissionais e equipes de emergência foram prestigiados por salvarem inúmeras vidas. Eles receberam a Comenda e Menção Honrosa Doutor Evandro Freire. O nome da Comenda deveu-se a dedicação do médico ao serviço público. A ocasião aconteceu nessa quarta-feira, 16.


Após a execução do Hino Nacional, todos continuaram de pé e foi feito um minuto de silêncio em respeito e homenagem às vítimas.

Em seguida, foi formada a mesa composta pelo Presidente do CREMERJ, Sylvio Provenzano, o Diretor do Conselho e idealizador do evento, Ricardo Farias, o Conselheiro Federal Raphael Câmara, a Secretária Municipal de Saúde, Ana Beatriz Busch, o Presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Savino Gasparini, o Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante Geral do CBMERJ, Coronel Roberto Robadey, e o Diretor do Departamento de Gestão Hospitalar do Núcleo Estadual do Rio de Janeiro, Marcelo Lambert.

“Muito obrigado a todos vocês por deixarem suas tarefas naquele dia para socorrerem as vítimas. Apesar da tristeza por trás desse dia, o CREMERJ aproveita o momento para enaltecer vocês na arte de curar, aliviar e consolar”, elogiou o presidente do Conselho.

 

 

A ocasião também contou com a presença da família de Evandro Freire. E, de agora em diante, entra para o calendário do Conselho uma data para enaltecer e entregar a comenda a todos os profissionais que se sobressaírem no exercício médico. Será sempre na semana na qual se comemora o Dia do Médico.

 

 

“Para nós, como Conselho, que tem uma prática julgadora, essa é uma grande oportunidade de homenagear nossos colegas pelo verdadeiro espírito médico. Esta casa congratula e agradece a vocês por resgatarem a honra e a dignidade médica”, disse o criador do projeto, Ricardo Farias.

Às equipes da emergência das unidades de saúde que prestaram apoio ao corpo clínico do Badim foram entregues menções honrosas como forma de agradecimento pela coragem e disponibilidade: Casa de Portugal, Caxias D’Or, Copa D’Or, Quinta D’Or, Gaffrée Guinle, Israelita Albert Sabin, Norte D’Or, Oeste D’Or, Samaritano Barra e Botafogo, São Bernardo, Souza Aguiar Unimed, Hospital Bangu, Copa Star, Real D’Or, a equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e a equipe toda da emergência do Badim.

 

 

“Achei fantástico da parte do Conselho fazer um evento usando o problema do Hospital Badim. Pois, foi uma oportunidade de mostrar quem é o médico e a sua dedicação na sociedade. Além de enaltecer o espírito de humanismo que existe na medicina”, falou Jorge Badim.

 

 

A médica responsável por comandar os médicos no momento da tragédia, Inês Bissoli, contou sobre a sua atuação.

“Eu estava no meu plantão no Servidores quando soube da notícia. Corri pra lá e estava uma bagunça. Tomei a iniciativa de organizar a situação para que tudo desse certo”.
Ela, que é Coordenadora do CTI do Badim, também falou sobre a condecoração do Conselho.

“É um misto de tristeza e felicidade, pois, infelizmente, foi por conta de uma tragédia. Mas, também conseguimos resgatar muita gente. Eram mais de 400 pessoas naquele hospital. Eu me sinto honrada e, certamente, meus colegas, também. Do fundo do meu coração, eu não gostaria de estar recebendo essa honraria por esse motivo. Mas, prefiro pensar nas mais de 300 vítimas que se salvaram”, concluiu.

 

 

O cirurgião Éric Frederic também relatou sua história.

“Eu estava auxiliando uma cirurgia quando a enfermeira interrompeu para avisar que o prédio precisava ser evacuado. Não tinha concluído, mas precisei interromper a operação. Depois que a paciente foi encaminhada para outro hospital, retornei para ajudar. Eram muitos idosos e pessoas acamadas. Foram idas e vindas para buscar as pessoas e levar para a rua. Por sorte tinha muita gente ajudando, e eu fiquei muito tocado com a mobilização do povo do lado de fora, que muitos nem eram profissionais da saúde”.

Logo depois, foi servido um coquetel aos presentes.

 

 

Veja a cerimônia na íntegra no nosso canal do Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=cVYKSkxOjFU

Veja as fotos na galeria de imagens:

https://www.flickr.com/photos/164239264@N04/albums