Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

NOTA DE FALECIMENTO - Dr. Daphnis Ferreira Souto

11/10/2019

Faleceu hoje aos 96 anos de idade, na cidade do Rio de Janeiro, o médico Daphnis Ferreira Souto, esposo, pai, avó, bisavô, genro, sogro e amigo.
Formado na Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil (atual UFRJ) médico do trabalho, mestre em saúde pública pela Berkeley University (UCLA), pioneiro da medicina do trabalho no Rio de Janeiro, foi chefe do serviço médico da Petrobras, idealizador dos planos de previdência de empresas, professor de cursos de pós-graduação em medicina do trabalho na UERJ, Souza Marques, Gama Filho e UFF. Escritor de livros e inúmeros artigos científicos sobre a história da medicina do trabalho, ética médica e de organização de serviços médicos de empresas. Consultor em saúde ocupacional de grandes organizações. Membro da Câmara Técnica de Medicina do Trabalho do CREMERJ, Membro da diretoria da ABMT por várias gestões. Fundador e membro da primeira diretoria da ANAMT. Conferencista renomado. Jornalista de colunas de saúde para leigos. Debatedor e polemista reconhecido e intransigente defensor das causas médicas e da medicina do trabalho, mas sua maior característica era estar sempre disponível aos colegas antigos e especialmente os jovens recomendando que estudassem, utilizassem a melhor técnica e obedecessem os princípios éticos e do respeito profissional. Tinha o registro n° 47-5 do CREMERJ e n° 2 no Ministério do Trabalho.
É dele a frase: "Na vida a saúde não é tudo, mas sem ela o resto vale muito pouco".