Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ informa o falecimento do médico Roberto Takashi Sudo

01/10/2019

É com grande pesar que o CREMERJ informa o falecimento do médico Roberto Takashi Sudo, no último dia 30, aos 69 anos. Ele se formou em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e possuía especialização em Farmacologia (1976), além de mestrado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Terapia Experimental) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988).

Ele era professor Titular do Programa de Desenvolvimento de Fármacos do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. E também criou o Centro Diagnóstico e de Estudo da Hipertermia Maligna na UFRJ. E foi coordenador de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Química Medicinal; diretor adjunto de Pós-Graduação do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ; e coordenador do Programa de Pesquisa em Desenvolvimento de Fármacos do ICB/UFRJ.

O presidente do CREMERJ fala da importância do médico na formação de muitos colegas de profissão. "O professor Roberto me deu aula de farmacologia e exercia sua função com grande maestria. Ele foi responsável pela formação de alguns conselheiros que hoje atuam no CREMERJ, dentre eles: Célia Regina da Silva, Marcelo Peixoto, Roberto Fiszman, Ronaldo Vinagre  e Ricardo Farias. É uma grande perda para medicina do Brasil", disse.

Em seu currículo, Roberto Takashi Sudo, também tinha Título Superior em Anestesiologia (TSA) pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (1981);  Pós-Doutorado na Divisão de Farmacologia Clínica da Thomas Jefferson University, USA (1989-1990); Pós-Doutorado no Laboratório de Hipertermia Maligna da Wake Forest University.