Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Nota de falecimento - Domingos Junqueira de Moraes

01/08/2019

É com pesar que o CREMERJ informa o falecimento do cardiologista Domingos Junqueira de Moraes, nessa quarta-feira, 31. O médico foi pioneiro na cirurgia cardíaca no Brasil. Ele se formou na Universidade Federal do Rio de Janeiro e se especializou nos Estados Unidos, em 1956, onde prendeu as técnicas de cirurgia com circulação extracorpórea. E, no ano seguinte, trouxe as técnicas para Casa de Saúde São Miguel, no Rio de Janeiro.

Ele foi professor titular de Cirurgia Cardiovascular na Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF). Também atuou como funcionário do Inamps, atual SUS. E foi chefe do serviço de cirurgia cardíaca do Hospital Federal da Lagoa, do início da década de 70 até 1986, quando se aposentou.

Durante a sua carreira, ele recebeu sua várias homenagens e honrarias no Brasil e nos EUA.