Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Uso do sangue e direito à vida são temas de evento no CRM

16/07/2019

O Grupo de Trabalho sobre Bioética do CREMERJ junto à Comissão de Bioética e Biodireito da OAB/Barra da Tijuca realizaram nessa segunda-feira, 15, um evento voltado para esclarecimento de médicos e advogados sobre a prática de hemotransfusão e aspectos concernentes ao CEM.

 

Na ocasião, foram discutidos os conflitos existentes em torno do direito à vida e à liberdade religiosa, o uso racionalizado de sangue em tratamentos médicos e as decisões jurídicas sobre transfusões de sangue realizadas sem que o paciente esteja de acordo. O evento visou aprofundar o debate para melhorar o atendimento médico e jurídico prestado a pacientes que por uma questão de fé, se recusam a receber transfusões de sangue.

 

Participaram do evento o conselheiro e responsável do Grupo de Trabalho, Antônio Antônio Abílio de Santa Rosa, a presidente da Comissão de Bioética e Biodireito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cidnéia Pappone, e os palestrantes Paulo Teixeira Lopes, representante da Comissão de Ligação das Testemunhas de Jeová com os Hospitais (COLIH); Assuero de Oliveira Silva, diretor do Hospital Municipal Rocha Maia; e o advogado André Baiseredo.