Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ critica declaração de Eduardo Paes

10/12/2009

Na matéria “UPA tipo exportação”, publicada no jornal O Globo do dia 7 de dezembro, o prefeito Eduardo Paes declarou que “com as UPAs, é possível desafogar a porcaria de emergências dos hospitais”. O presidente do CREMERJ repudiou a forma como o prefeito se referiu às emergências em carta enviada à seção Carta dos Leitores do jornal. Confira abaixo a íntegra da carta: 

Segundo a matéria “UPA tipo exportação”, publicada no jornal O Globo de 7 de dezembro, o prefeito Eduardo Paes se referiu às emergências dos hospitais públicos como “porcarias”. “Com as UPAs, é possível desafogar a porcaria de emergências dos hospitais”, teria dito o prefeito em seu discurso. É revelador saber que o prefeito Eduardo Paes considera que as emergências, unidades sob sua responsabilidade há um ano, estão muito aquém do esperado e do merecido pela população. Se as emergências são uma porcaria é do prefeito a culpa e a obrigação de mudar o quadro. Que ele invista em reformas, que disponibilize insumos, que ofereça salário dignos aos médicos para completar as equipes. É a falta de atenção básica em saúde, outra responsabilidade da prefeitura, que superlota as emergências. As UPAs são medidas paliativas, que desafogam as emergências num primeiro momento, mas depois sofrem com os mesmos problemas: falta de médicos, volume excessivo de atendimentos e falta de porta de saída.

Luís Fernando Moraes, presidente do CREMERJ